Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por meio do SUS, o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, realizou o procedimento, que não ocorria desde 2015 no Estado. Menino de um ano e dois meses já recebeu alta. Secretário da Saúde destaca a importância de o Estado ofertar o atendimento.

Reconhecido mundialmente como referência em doações e transplantes de órgãos, o Paraná deu mais um salto para continuar liderando o ranking na área. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, voltou a realizar transplante pediátrico de fígado. O procedimento em crianças abaixo de cinco anos não acontecia desde 2015 no Estado.

O transplante foi feito em um menino de um ano e dois meses no dia 27 de janeiro e o paciente recebeu na quarta-feira (19). Mathias Fernandez Baião Wagner mora em Foz do Iguaçu e foi diagnosticado com problemas no fígado já nos primeiros dias de vida. Seu pai, Vitor Fernando Wagner, de 19 anos, cedeu parte do órgão para o filho. “É o papel do pai, a gente sempre quer ver o filho melhor e aí faz de tudo”, disse Vitor.

“Todo transplante é um procedimento complexo, mas quando nos referimos à pediatria, elevamos ao máximo o nível de cuidados. Sendo assim, é importantíssimo que voltemos a ofertar serviços nesta área”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A alegria da família do pequeno Mathias é imensa, porque o bebê poderá viver com mais qualidade. “Foi um ano de caminhada até o transplante. Mas a cirurgia foi bem-sucedida e fico muito feliz em saber que mais crianças terão a mesma oportunidade que o Mathias”, comentou a avó materna, Josefina Diaz Fernandez Baião.

Transplantes

Neste período em que o serviço não era realizado no Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde, através dos profissionais do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), realizava a transferência dos pacientes pediátricos que necessitavam de um fígado para São Paulo e, em alguns casos, para o Rio Grande do Sul.

“É importante salientar que o Paraná não deixou essa classe desassistida. Realizávamos a transferência dos pacientes através do Sistema de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) para outros estados”, explicou a coordenadora do SET/PR, Arlene Terezinha Badoch.

“Para nós, e principalmente para a família que está na espera por um órgão, é melhor que o transplante seja realizado dentro do nosso Estado, sem precisar se deslocar. Pensando nisso, fizemos todo o possível para que o HPP voltasse a fazer transplante pediátrico hepático e agora podemos novamente fornecer esse serviço no Paraná”, completou.

Dados

Dados do SET/PR apontam que o Paraná realizou no último ano14 transplantes pediátricos (de diversos órgãos que não o fígado), considerando a faixa etária de zero a de 18 anos. Destes, três foram realizados em menores de cinco anos. Atualmente, o Estado possui 25 crianças na lista de espera por um transplante, apenas uma possui menos de cinco anos.

Sistema Estadual De Transplantes

Em 2019 o Paraná teve 497 doações de órgãos efetivas. Foram realizados 884 transplantes de órgãos (rim, fígado, pâncreas, coração, pâncreas rim e pulmão) e 869 de córneas, totalizando 1.753 transplantes.

Neste período foram 115 missões de apoio aéreo para a captação de 264 órgãos, somando mais de 376 horas de voo, com a ajuda da frota de aeronaves do Governo do Estado, Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A média nacional de doações de órgãos por milhão de população (pmp) do Paraná fechou o ano de 2019 em 43,8, atrás apenas de Santa Catarina.

Pequeno Príncipe

Com a retomada do Serviço de Transplante Hepático pelo Pequeno Príncipe, o Hospital vai atender crianças e adolescentes, com prioridade a crianças menores de dez anos. No Paraná nenhuma outra instituição está transplantando em crianças nessa faixa etária e ainda esse ano a previsão é que o Pequeno Príncipe realize mais dez cirurgias. “Já temos sete pacientes com indicação para o transplante hepático”, informou a responsável técnica pelo Serviço e cirurgiã pediátrica, Giovana Camargo de Almeida.

Para esse momento histórico, o Hospital recebeu o cirurgião Rodrigo Vianna, diretor do Miami Transplant Institute (MTI) – o maior hospital de transplantes dos Estados Unidos. Além de dirigir a instituição, o médico é reconhecido internacionalmente pela técnica que reduziu substancialmente o tempo de duração das cirurgias de transplante de fígado e, em 2019, bateu o recorde mundial de transplantes realizados em um ano: 747.
“Para mim, participar desta retomada dos transplantes de fígado nesta instituição foi muito importante. Porque sou curitibano, então o Pequeno Príncipe é um lugar que mora no meu coração”, disse Vianna.

Assim como nos Estados Unidos, a equipe criada para fazer os transplantes no Pequeno Príncipe é multiprofissional. Ao todo, são 22 profissionais entre cirurgiões, hepatologistas, anestesistas, intensivistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais

O Hospital também mantém condições técnicas e equipamentos semelhantes ao MTI. “Mas sabemos que os pacientes brasileiros têm uma condição social nem sempre tão favorável, quando comparado aos norte-americanos. Por isso, precisamos fazer um trabalho bastante cuidadoso e amplo, para assegurar que no pós-operatório esse paciente tenha condições de se recuperar em um ambiente adequado”, ressaltou a responsável técnica pelo Serviço.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.