Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Campanha será realizada no dia 1 de dezembro, das 09 às 15h. Consulte informações sobre os postos de atendimento

Pelo 20º ano consecutivo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove, em todo o Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. No dia 1 de dezembro, das 9 às 15h, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, há 5 anos também conhecida por #DezembroLaranja, cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários somarão forças para a prestação de atendimento e esclarecimento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As consultas serão realizadas gratuitamente em 132 postos de atendimento em diversos estados do Brasil. No Paraná a campanha contará com 9 postos de atendimento em Curitiba, Apucarana, Cascavel, Maringá, Londrina, Paranavaí, Foz do Iguaçu e Toledo. Em Curitiba os atendimentos serão realizados no Hospital de Clinicas (prédio dos ambulatórios -SAM1) e na Santa Casa de Curitiba (Centro Médico). A avaliação dos pacientes será  gratuita e não é necessário agendamento prévio.

Desde 1999, a campanha já beneficiou mais de 594 mil brasileiros, e nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas. A campanha dá continuidade ao tema “Se exponha, mas não se queime”, com o objetivo de cativar a população ao fazer um trocadilho entre exposição solar e a exposição nas redes sociais. “É o momento de promover a visibilidade do tema e de tentar mais uma vez realizar uma campanha participativa, coletiva e atuante. Todas as ações em torno do #DezembroLaranja integram o compromisso da gestão, que é oferecer informações que possam contribuir para a prevenção do câncer da pele”, afirma o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Sérgio Palma. Para mais informações e localização dos postos de atendimento acesse: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/. O site da campanha é o www.dezembrolaranja.com.br.

Em Curitiba o Hospital de Clínicas e a Santa Casa participarão do evento. “Teremos uma ação especial com 9 postos de atendimento no Paraná, com atendimento das 09 às 15h, em que vários médicos voluntários irão atender a população em busca de novos diagnósticos de câncer de pele e conscientização da população para este câncer, que é o mais diagnosticado no Brasil atualmente”, Janyana Deonízio - Coordenadora regional da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. Após o dia da campanha, os pacientes diagnosticados com câncer de pele são encaminhados para o tratamento adequado das lesões. Um dos maiores objetivos é conscientizar a população sobre o câncer de pele, que é o tipo de câncer mais comum diagnosticado atualmente, formas de prevenção e detecção precoce. São feitas várias atividades educativas para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer que inclui medidas de proteção solar adequada e uso de cremes fotoprotetores. A campanha visa ainda valorizar o médico dermatologista, que é o médico indicado para fazer esse diagnóstico e o tratamento dessa doença. No ano passado foram atendidos, no Paraná, 1.605 mil pacientes e feitos 286 diagnósticos durante a campanha.

De dezembro deste ano a março de 2019, ou seja, durante todo o verão, serão promovidas ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

Asimp/ Sociedade Brasileira de Dermatologia

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.