Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ministério da Saúde bate à porta para medir peso, altura e coletar sangue para mapear a situação de saúde dos menores de cinco anos. Se receber a visita de entrevistadores, participe e colabore a qualificar o cuidado à saúde das crianças

A partir da próxima segunda-feira (7), o Brasil inicia a penúltima etapa do estudo inédito que vai mapear a situação de saúde e nutrição de crianças de até cinco anos em todo o país. Pela primeira vez, o Ministério da Saúde bate à porta para levantar dados sobre o peso e altura e coletar sangue para verificar as condições de saúde das crianças. Serão visitadas 2.170 residências nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Amapá, que integram o sexto ciclo do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani). Para confirmar a identidade do pesquisador, que estará devidamente identificado com crachá, o cidadão pode ligar gratuitamente para o telefone 0800 808 0990. Seja parceiro do Ministério da Saúde e ajude a construir um mapeamento com informações detalhadas sobre hábitos alimentares, crescimento e desenvolvimento para qualificar o cuidado à saúde das crianças.

Desde março, 11.300 casas em 17 estados já receberam a visita de pesquisadores. Até o fim do ano, todos os estados brasileiros receberão os pesquisadores de campo. Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe finalizam a pesquisa com a última fase a partir de novembro. No total, serão estudados 15 mil domicílios em 123 municípios de todo o país.

O mapeamento sanguíneo de 12 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio, além de vitaminas do complexo B, serão estudados em todo o território nacional. Também serão levantadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família também serão investigadas.

As informações irão ajudar na construção de políticas públicas e estratégicas de promoção da saúde para as crianças.

A pesquisa de campo é coordenada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi encomendada pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também participam a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ao todo, a iniciativa conta com a participação de 60 pesquisadores de 22 instituições acadêmicas públicas e privadas de todas as regiões do país.

A pesquisa é segura

Os pesquisadores que visitam os lares brasileiros estão identificados com camisas e crachás com o nome e a fotografia, além do logotipo do Ministério da Saúde. Assim que chegam ao local, o entrevistador explica os procedimentos e entrega um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, com detalhes da pesquisa e orientações de como entrar em contato com a coordenação para tirar dúvidas, incluindo a opção gratuita de ligar para o telefone 0800 808 0990. A participação é voluntária e os dados são sigilosos.

Ao bater à porta, o entrevistador irá iniciar um questionário sobre saúde, verificar medidas de peso e altura das crianças e das mães biológicas e, ainda, coletar uma amostra de sangue das crianças com mais de seis meses de vida para verificar anemia e medir, além do ferro e ferritina, marcadores de inflamação, como proteína C reativa, as vitaminas do complexo B, minerais como zinco e selênios e micronutrientes importantes no organismo. Também será armazenada em um biorrepositório uma parcela do sangue para análises posteriores sobre marcadores genéticos e o perfil metabólico.

A coleta de sangue para análise é um dos principais diferenciais do estudo, permitindo a obtenção de dados inéditos. As amostras são cuidadosamente coletadas, transportadas e analisadas. Os resultados dos exames são entregues para as famílias e, em caso de desnutrição, obesidade ou deficiência de micronutrientes, os participantes do estudo serão encaminhados para unidades de saúde próximas às suas casas.

A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ. Todos os entrevistadores, supervisores e coordenadores participam de treinamentos locais, com foco no rigor científico e na obtenção de dados de qualidade.

Cronograma de coleta de dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil

Período de coleta de dados

Estados

Março e Abril

Bahia; Distrito Federal; Espírito Santo; Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina

Maio e Junho

Mato Grosso, Paraná

Junho e Julho

Acre, Amazonas; Rondônia, Tocantins

Agosto e Setembro

Ceará, Goiás, Maranhão, Piauí, São Paulo

Setembro e Outubro

Alagoas, Amapá, Pará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe

7 de outubro

Maranhão, Piauí, Ceará, Pará e Amapá

11 de novembro

Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe

Natália Monteiro/Agência Saúde

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.