Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma pesquisa de mestrado da Unopar desenvolveu um tipo de leite que é capaz de promover perda de peso. A pesquisa, promovida por duas professoras do Mestrado de Ciências e Tecnologia de Leite e Derivados da universidade, constatou uma perda de até três quilos em voluntários que participaram do projeto.

Os voluntários escolhidos para os testes apresentavam características como a obesidade, diabetes e altas taxas de LDL (colesterol), que são fatores de risco para doenças cardiovasculares. “Como nosso foco era na área de saúde, nós produzimos o leite na universidade e avaliamos o efeito dele em um grupo de pacientes com síndrome metabólica”, disse a professora Giselle Nobre, uma das responsáveis pela pesquisa.

A pesquisa teve duração de dois anos e na última etapa o leite desenvolvido foi distribuído a 51 voluntários, homens e mulheres com idades entre 35 e 45 anos, em doses diárias de 80 mililitros por um período de 45 dias. De acordo com Luciana Bernini, aluna de mestrado que também participou do desenvolvimento da pesquisa, a média de perda de peso entre os voluntários foi de três quilos durante o período de testes. Além da redução de peso, o leite proporcionou a diminuição do colesterol em todos que o consumiram.

Segundo as pesquisadoras, os pacientes não tiveram, durante a pesquisa, nenhuma mudança nos hábitos alimentares ou na prática de exercícios físicos. De acordo com Giselle, a perda de peso e diminuição do colesterol acontecem devido a um micro-organismo presente no leite desenvolvido. “Como o leite que nós produzimos tem apenas esse micro-organismo, o efeito de redução dos fatores de riscos cardiovasculares pode ser relacionado à ingestão do probiótico”, disse a professora.

Dulcineia Alves de Moura, de 47 anos, foi uma das voluntárias participantes da pesquisa. A paciente apresentou redução de colesterol e triglicérides, além de ter perdido três quilos após o consumo do leite. “Ninguém fez dieta nem regime; eu continuei comendo normalmente todos perdemos peso”, disse a voluntária. De acordo com a professora Gielsse Nobre, o micro-organismo aplicado no leite desenvolvido na pesquisa é de uma linhagem comercial segura, já testada e aprovada para consumo humano.              

Redação JU com Assessoria de Imprensa/Unopar 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.