Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para melhor atender a população que necessita dos serviços de urgência e emergência em saúde, a Prefeitura encaminhou à Secretaria de Gestão Pública o pedido para a compra de três novas ambulâncias para o Samu e o Siate. Elas serão as primeiras ambulâncias adquiridas com recursos próprios do município em Londrina. Além delas, outras quatro serão enviadas a Londrina pela Secretaria da Saúde do Estado (SESA).

Cada ambulância que o município comprará custa, em média, R$ 250 mil, o que soma R$ 750 mil investidos. Elas serão utilizadas para os atendimentos das ocorrências do complexo regulador de saúde. Em Londrina, o Samu recebe diariamente cerca de 350 chamados entre os que necessitam de deslocamento dos veículos e os de telemedicina (aqueles em que o médico resolve o problema via telefone). Destes chamados, as ambulâncias são utilizadas em até 150 ocorrências, por isso elas chegam a rodar cerca de 400 km por dia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde em exercício, Suzana Verlingue Rodrigues, atualmente o município conta com três ambulâncias de suporte básico, uma para suporte avançado, um veículo de intervenção rápida (VIR) e um para transporte simples, além do serviço aeromédico. Antes do prefeito Alexandre Kireeff assumir, Londrina contava com apenas uma ambulância com mais de 1 milhão de quilômetros rodados.

Suzana Rodrigues destacou que as novas ambulâncias farão a reposição das antigas, que estão com mais de dois anos de uso e muitos quilômetros rodados. Ela disse ainda que com esta reposição será dado mais qualidade ao atendimento, mais agilidade e será possível fazer a manutenção preventiva, que não foi possível até o momento. “Aquelas que estiverem melhor vão rodar e as piores serão substituídas, assim poderemos fazer um rodízio de manutenção entre elas. Isso é nosso sonho, porque atualmente não é possível retirar o veículo para a manutenção sem deixar a população desassistida”, explicou Suzana.

As três ambulâncias adquiridas pela Prefeitura devem ser entregues até junho deste ano. Já aquelas cedidas pelo governo do Paraná devem começar a ser usadas a partir de abril. A Prefeitura também fez um pedido ao governo federal para a aquisição de outras duas ambulâncias. Porém, o governo municipal ainda aguarda a resposta.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.