Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de hoje (20), os moradores do Cafezal e outros bairros da região podem voltar a utilizar os serviços da Unidade Básica de Saúde Anibal Siqueira Cabral. Ela foi reaberta às 8h30 com a participação do prefeito Alexandre Kireeff e do secretário de Saúde, Mohamad El Kadri.

A unidade de saúde passou por melhorias como a manutenção de portas e janelas, troca de telhas quebradas, limpeza e manutenção de calhas e rufos, limpeza de pisos, adaptação de banheiro para pessoas com necessidades especiais e recebeu pintura geral. Foram investidos R$ 75.473,68 através do Programa Requalifica Unidade Básica de Saúde, do Ministério da Saúde, governo federal. A empresa responsável é a Ecolon Construtora Ltda.

De acordo com o El Kadri, esta é a 11ª unidade a ser reformada e entregue à população este ano. A previsão do governo é que, até o final da gestão, 39 unidades tenham passado por reformas e as outras 13 tenham recebido manutenção. “São 39 unidades que precisam de reforma e as outras terão manutenção. Nesta unidade foi feito o que estava previsto na licitação e assim como as demais ela continuará recebendo a manutenção necessária. É uma manutenção permanente. Não finalizará agora. Há um trabalho para que se faça uma manutenção em todas as unidades de saúde para que em um futuro próximo”.

O prefeito explicou que durante muito tempo os prédios públicos ficaram sem receber as devidas melhorias e isso se reflete nas condições em que eles se encontram hoje. “Não dá para imaginar inaugurar um posto de saúde e deixar que ele fique 18 anos a mercê das intempéries como foi o caso da UBS do União da Vitória. Reformamos 11 unidades de saúde e trocamos telhas em 60 escolas que tinham goteiras. O que parece o final é apenas o começo. Nossa política é de manutenção permanente e continuada”, disse Kireeff.

Enquanto esteve fechada, os pacientes foram atendidos nas Unidades Básicas do Piza, Ouro Branco e Pind e o Centro Comunitário do Cafezal cedeu espaço para a coleta dos exames e atendimentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) atendeu os procedimentos odontológicos.  

De acordo com a coordenadora da unidade, Fernanda de Sá Fernandes, a área de abrangência da UBS cobre 15 mil pessoas dos Jardins Acapulco, Del Rey, Quadra Sul, Tarobá e Tarobá 1, Conjuntos Habitacionais Cafezal 1 (Anibal Siqueira Cabral), Cafezal 2 (Oscavo Gomes dos Santos), Cafezal 3 (Barbara Daher), Cafezal 4 (Antonio Marçal Nogueira), Bom Pastor (Jamile Dequech), Kiogo Takata, Chácara São Miguel.

No local, são realizados atendimentos de enfermagem, clínica médica, pediatria e ginecologia, odontologia infanto-juvenil e às gestantes. Ela estará aberta de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e conta com 60 profissionais da saúde. A UBS Cafezal fica na rua Presidente Abraham Lincoln, 65. 

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.