Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é que o local seja referência, especialmente, para casos graves e moderados, os quais necessitam de reabilitação o mais breve possível

Com aumento da demanda por reabilitação das sequelas do pós-covid, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantou um Serviço Especializado de Fisioterapia com o objetivo de que seja referência, especialmente, para casos graves e moderados, os quais necessitam de reabilitação o mais breve possível.

O atendimento iniciará a partir de segunda-feira (17), no Ambulatório de Fisioterapia no prédio da Policlínica, que fica na Rua Brasil, 1.032. Poderão ser atendidos 20 pacientes por dia, sendo 10 no período da manhã e 10 à tarde. Prestarão atendimento, às sequelas da síndrome crônica pós covid-19, cerca de 10 servidores, entre fisioterapeutas e profissionais de Educação Física.

Dentre os equipamentos disponíveis no ambulatório estão: esteira e bicicletas ergométricas, escada de canto, bolas (bobath), caneleiras, halteres, Theraband e Miniband, além de recursos de eletroterapia como TENS e ultrassom.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o serviço será implantado devido ao número crescente de pessoas que buscam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para reabilitação da síndrome pós-covid. “Após remissão do vírus SARS-COV2, muitos pacientes podem apresentar sintomas persistentes, incluindo no sistema respiratório, neurológico, locomotor, etc., podendo levar a limitação funcional, comprometendo a autonomia e independência para realização de atividades da vida diária. Por isso, muitas vezes, estes pacientes necessitam de um tratamento pós-covid”, detalhou.

De acordo com a fisioterapeuta Kátia Santos de Oliveira, uma das profissionais que atenderá no local, o foco da fisioterapia será na reabilitação funcional, com objetivo de promover independência e autonomia para os pacientes. “Envolve técnicas respiratórias, motoras, com treinamento para ganho de força muscular, alongamentos e condicionamento aeróbico. Além de reeducação vestibular (para pacientes com vertigem) e técnicas de analgesia (para dor). Faremos também a auriculoterapia, que é uma das Práticas Interativas e Complementares ( PIC’s)”, apontou.

A coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (PSF/NASF), Vânia Alcântara, informou que o atendimento no ambulatório de fisioterapia se dará conforme regulação dos casos pela Diretoria de Regulação de Atenção à Saúde (DRAS). “Todos os casos encaminhados de hospitais para a fisioterapia deverão passar por avaliação na UBS, para identificar a necessidade de encaminhamento para o ambulatório, Cismepar ou acompanhamento na UBS”, explicou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.