Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar na próxima segunda-feira (1º), às 18h, uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV e tuberculose. A ação será na Concha Acústica, onde serão transmitidos vídeos rápidos sobre a Aids, haverá distribuição de folders educativos e preservativos e apresentação das bandas musicais A.C.A.S.O e HoneyBee.

A atividade marcará o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, celebrado em 1º de dezembro, e tem como objetivo orientar à população sobre a prevenção das DSTs, HIV e tuberculose; sobre o uso de preservativo masculino e feminino; e divulgar os serviços do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho e os testes rápidos.

O teste rápido para o HIV é um importante meio de contenção da doença e auxilia no diagnóstico precoce, proporcionando um tratamento e acompanhamento do paciente adequado com melhor qualidade de vida. “O diagnóstico tardio pode levar a um quadro grave e evoluir para óbito precoce. Coletivamente, acreditamos que se o paciente souber que é portador do vírus, ele evitará a transmissão para outras pessoas”, explica a gerente municipal de DST, AIDS, Hepatites, Hilda de Cassia Baptistotti.

Dados sobre a doença

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, desde o início do ano, somente o Centro de Referência Dr. Piancastelli Filho (Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA) realizou 1.933 testes, sendo que 70 destes foram positivos para HIV. Dos 70, 48 foram do sexo masculino e 22 foram de mulheres. Em toda a cidade, foram diagnosticados 94 casos de Aids durante 2014.

No cálculo do acumulado de 1985 a 2011, foram registrados em Londrina 2.232 casos positivos. Mas, de acordo com o Ministério da Saúde, calcula-se que para cada caso de AIDS diagnosticado, existem cinco pessoas infectadas com o HIV que desconhecem essa condição. Por isso, a estimativa é que haja 11.160 pessoas vivendo com o HIV na cidade e que desconhecem essa realidade.

Ações da Prefeitura

Para conter a epidemia da doença, o Programa Municipal de DST/HIV/AIDS/HV e Tuberculose de Londrina, em agosto de 2012, iniciou o processo de descentralização dos testes rápidos. Agora, eles também são realizados nas Unidades Básicas de Saúde e nas maternidades de Londrina e região, gratuitamente e não somente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde investe em ações educativas, pois o principal meio de prevenção é o uso do preservativo masculino ou feminino (camisinha). Eles são distribuídos gratuitamente na rede pública de saúde.

Sobre a Data

Desde 1987, o dia 1º de Dezembro marca o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data foi instituída com objetivo de despertar a consciência da sociedade e de órgãos públicos sobre a necessidade de se adotar medidas efetivas de prevenção de novas infecções pelo HIV e reforçar a solidariedade e a compreensão para com as pessoas que vivem com HIV/AIDS. 

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.