Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com um aumento de 370% nos casos positivos no período de um mês, prefeito Marcelo Belinati decretou a recomendação com ênfase nos ambientes fechados

Diante da alta de casos confirmados de Covid-19 na cidade, o prefeito Marcelo Belinati decretou, ontem (25), a recomendação para o uso de máscaras, especialmente em ambientes fechados. A medida entrará em vigor com a publicação do decreto no Jornal Oficial, e se refere aos espaços públicos e privados, como escolas, transporte coletivo, comércios, faculdades, escritórios e demais ambientes.

Em entrevista coletiva transmitida pelas redes sociais, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, frisaram que o aumento no número de pessoas com Covid-19 é diretamente relacionado à baixa na procura pelas doses de vacina. O cenário epidemiológico também é afetado pela queda das temperaturas, que favorece a transmissão do coronavírus assim como outros vírus que causam doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

O boletim de ontem (25) apontou que Londrina possui 208 casos ativos de Covid-19, número 370% maior do que há trinta dias. Em relação ao número de pacientes internados, que hoje é de 23 pacientes em Enfermaria e 10 em UTI, o aumento foi de 175%.

A taxa de positividade, referente ao número de exames com resultado positivo, atingiu 33% no mês de maio, contra 46% em janeiro e 12% em março.

Esses e outros indicadores motivaram o Município a solicitar aos londrinenses que utilizem as máscaras e mantenham em dia suas doses de vacina, especialmente de reforço. “A recomendação para toda população é voltar a usar máscaras em locais fechados. No trabalho, escola, universidade e dentro do ônibus. Voltar a usar máscara, lavar as mãos, utilizar o álcool em gel, para voltar a se proteger. Em um mês houve um aumento de mais de 200% no número de casos. E quem não tomou a vacina, que vá tomar, porque é muito importante”, frisou o prefeito.

O decreto n° 561 também preconiza o uso das máscaras em áreas abertas com aglomeração de pessoas; higienização constante das mãos; janelas abertas para garantir a ventilação dos ambientes; e a orientação de isolamento a todos que estejam com sintomas gripais.

Em relação às vacinas aplicadas, Londrina tem cerca de 85% da população com, ao menos, duas doses contra Covid-19. No entanto, a cobertura das doses de reforço está abaixo do necessário e com queda na procura.

O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) exibido na transmissão mostrou que, dentre 100 pessoas aptas a receber a terceira dose ou primeiro reforço, 36 ainda não foram se vacinar. Já em relação ao segundo reforço ou quarta dose, para os idosos e imunossuprimidos, de cada 100 pessoas do público-alvo, 66 não receberam a vacina.

“Todos os estudos médicos sérios mostram que a Covid-19 começou a cair na medida em que a vacinação voltava ou começava a subir. Vamos parar de acreditar em fake news, é muita mentira. A gente faz um apelo, quem não tomou a terceira ou quarta dose, que vá tomar. É uma maneira de proteger sua vida e, mais que isso, proteger quem você ama”, destacou o prefeito.

Para o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o fato de que muitos dos casos confirmados de Covid-19 terem quadros leves, o que se reforça pela média de óbitos e taxa de internação, comprova a eficiência da vacinação para barrar complicações da doença. “Foi a vacina que trouxe a possibilidade de retomar a vida ao normal, desobrigar o uso das máscaras e permitir o convívio coletivo. Não podemos perder isso de vista; o que mudou em relação ao início da pandemia e outras ondas foi justamente o aumento da vacinação. Observamos uma queda de busca por terceira e quarta dose, então agende rapidamente a sua dose para se proteger e proteger, também, a população de forma coletiva”, destacou.

Atualmente, a vacinação contra Covid-19 está disponível em onze Unidades Básicas de Saúde (UBSs) distribuídas na zona urbana. O atendimento é feito de segunda a sábado, mediante agendamento prévio; no entanto, diariamente, cerca de 500 vagas não são preenchidas.

Com o intuito de ampliar a cobertura vacinal, a Secretaria Municipal de Saúde deve estender para mais 10 UBSs a oferta das doses. “Já atingimos mais de 12 mil pessoas vacinadas em uma semana, mas os dados da última semana foram de pouco mais de 4 mil pessoas vacinadas. Isso, atrelado à chegada do outono e baixa das temperaturas, que favorece a circulação dos vírus respiratórios, têm contribuído para o aumento do número de casos. E nesse momento, estamos desobrigados do uso de máscaras, uma barreira mecânica de proteção muito importante e se mostrou eficiente durante toda pandemia, inclusive quando não tínhamos vacina”, acrescentou Machado.

As novas unidades a ofertarem a vacinação serão divulgadas em breve, pela Prefeitura. E o agendamento para receber a vacina contra Covid-19, que é aplicada em toda população a partir dos cinco anos, deve ser feito exclusivamente pelo Portal da Prefeitura.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.