Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, reinauguraram, na manhã de ontem (27), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Avelino Antônio Vieira (Panissa/Maracanã), localizada na Rua Ginástica Olímpica, 195, Jardim Maracanã, região oeste. A unidade passou por reforma para sanar problemas ocasionados pelas fortes chuvas que ocorreram em janeiro de 2016, que abalaram a estrutura predial.

Foram corrigidas rachaduras na estrutura e problemas causados pelo uso e desgaste e colocado piso tátil na calçada ao redor da unidade, adequando à acessibilidade. Também foram adaptados alguns ambientes segundo normas da Vigilância Sanitária, com inserção de telas mosquiteiras e colocação de azulejos.

Além disso, foi feita a adequação de toda a instalação elétrica, inclusive da entrada de energia, conforme normas vigentes, ampliação de carga e modernização das instalações com lâmpadas de LED, visando economia de energia. Atendendo às normas da Vigilância Sanitária também foi feita a inclusão de pontos elétricos em alguns consultórios e na odontologia, para futura instalações de equipamentos de ar condicionado.

O serviço de reforma e melhorias foi realizado mediante licitação por tomada de preços, com o contrato 397/2016. O edital foi executado pela empresa Regional Planejamento e Construção Civis Ltda e o valor total da obra foi de R$ 501.388,01, sendo a maior parte, R$ 351.388,01, proveniente de recursos próprios do Município, e o restante, 150.000,00, do governo estadual.

O prefeito Marcelo Belinati lembrou que a unidade esteve fechada desde as fortes chuvas que ocorreram em janeiro de 2016, sendo reformada no final de janeiro de 2017. “Foram quase dois anos de sofrimento para comunidade, que teve que se descolar para outras unidades. Por isso estamos muito felizes com a entrega da UBS, após passar por reforma geral, e a partir de hoje ela está aberta à população da região”, destacou.

Durante a solenidade, o prefeito anunciou a reforma de outras 30 unidades básicas de saúde para o ano que vem, em parceria com o governo do Estado. “Em 2018 também iremos reformar o Pronto Atendimento Infantil (PAI), que foi inaugurado há mais de 20 anos e nunca passou por uma reforma geral, e a Maternidade Municipal. Também será construída a nova sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que contará até com heliponto, e vamos implementar a informatização integrada da Rede Municipal de Saúde, que trará diversos ganhos para a população e servidores”, garantiu.

O prefeito também informou que o Município conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, recursos para começar, em sistema de mutirão, a reduzir a fila de pessoas que esperam para fazer cirurgias há muitos anos. “Existem cerca de 20 mil pessoas esperando para fazer cirurgias há anos, então será um começo para reduzirmos esta fila. Vamos realizar aproximadamente 1.500 cirurgias com estes recursos e outras 700 por meio do remanejamento do orçamento municipal, contemplando mais de 2 mil pessoas atendidas”, frisou.

O secretário de Saúde, Felippe Machado, informou que 100% dos usuários da UBS são do Sistema Único de Saúde (SUS). “Logo que assumimos a administração, o prefeito, entendendo a importância desta unidade para a comunidade, solicitou um esforço para executarmos a reforma da mesma, haja vista que ela já estava fechada há um ano. Agora ela está sendo entregue, após ter sido feita toda a readequação do ambiente, sendo a segunda unidade entregue na nossa administração, de muitas outras que virão a partir de 2018”, apontou.

O líder comunitário, Cícero Guilherme, destacou que a unidade remodelada é uma conquista para toda a população da região. “Participamos de toda a reforma da UBS, acompanhamos tudo que foi feito e ajudamos a fiscalizar a obra. Sem dúvidas ela trará muito mais qualidade e conforto para os usuários e servidores”, salientou.

Sobre o local - A UBS Panissa/Maracanã foi implantada em 1988 e sua nova unidade, que possui 498 metros quadrados, foi construída em fevereiro de 2006. Atende aproximadamente 15.767 habitantes, com abrangência nas áreas: Jardins Columbia A, B, C e D, Jardim Maracanã, Jardim Sabará 3, Jardim Olímpico, Portal das Colinas, Parque Universidade 1 e 2, Conjuntos Habitacionais João Turquino e Avelino Antônio Vieira, zona rural, estrada do Armarinho Paulista (chácaras) e Gleba Esperança.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e presta atendimento em pediatria, ginecologia, clínica médica e atendimento de enfermagem. Durante a reforma da unidade estes atendimentos foram oferecidos para a população nas UBSs do Bandeirantes e Tókio.

Compõem o quadro de servidores da UBS: médicos pediatras; ginecologista; de família e residente de Saúde da Família; fisioterapeuta; enfermeiras; dentistas; agentes comunitário de saúde; técnicos de enfermagem; auxiliares de odontologia, administrativo e de serviço geral. Na equipe do NASF: psicólogo, educador físico, farmacêutico e nutricionista.

Também estiveram presentes na solenidade de entrega da UBS, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cícero Cipriano; a coordenadora da unidade, Karina da Costa Ogliari; os vereadores Ailton Nantes e João Martins; o líder comunitário José Afonso da Costa; além dos servidores da unidade e a comunidade em geral.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.