Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o mês de outubro, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar uma campanha de prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e outra sobre o combate à sífilis. Para isso, nos próximos sábados, as Unidades Básicas de Saúde funcionarão especialmente para atender o público das campanhas e os beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com o cronograma, no próximo sábado (3), das 8h às 14h, as unidades das regiões norte e leste estarão abertas para a campanha. No dia 17 de outubro, será a vez das unidades de saúde do centro e da zona oeste. Por último, dia 24 de outubro, estarão atendendo as UBS das regiões sul e da zona rural.

A intenção é informar a população sobre as doenças, modos de prevenção, importância de testes de identificação do quadro clínico, diagnóstico e tratamento adequado. Para isso, os profissionais da saúde vão ofertar testes rápidos para sífilis, HIV e Hepatites B e C e também farão a coleta de Papanicolau (preventivo) e agendarão a mamografia.

Além disso, os técnicos da saúde farão o acompanhamento das condicionalidades de saúde dos beneficiários do Bolsa Família, o que engloba a verificação da carteira de vacinação, crescimento e desenvolvimento das crianças menores de sete anos, pré-natal às gestantes, assistência pós-parto e vigilância nutricional, e atenção às mulheres em idade fértil.

De acordo com a gerente de Programas Especiais da Secretaria de Saúde, Lilian de Fátima Nellessen, é papel primordial da Atenção Primária realizar ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde para todos os ciclos de vida. Para isso, a Secretaria de Saúde tem utilizado as datas comemorativas como momentos oportunos para a execução das ações.

“No mês de outubro temos duas datas importantíssimas para a saúde: uma é da luta mundial em prol da prevenção do câncer de mama, conhecida como ‘Outubro Rosa’, e a outra é o Dia Nacional de Combate à Sífilis. Por isso, programamos o ‘Saúde da Família’, assim podemos ampliar o acesso da população aos serviços da rede de saúde”, explicou Lilian.

Sobre câncer de mama e de colo de útero - Segundo Lilian, o câncer de mama é considerado o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo todo. “Em 2012, a estimativa era que 1,67 milhões de casos novos seriam detectados, o que representa 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres. Por isso a importância de se detectar precocemente através do exame clínico das mamas e da mamografia para mulheres de 50 a 69 anos”, disse.

Com relação ao câncer de colo de útero, a estimativa, em 2012, era que este câncer seria o quarto tipo mais comum entre as mulheres, sendo que ele foi responsável pelo óbito de 265 mil pessoas no mundo. Devido a isso, as ações reforçam a prevenção, através do exame preventivo de colo de útero, em mulheres de 25 a 64 anos.

Sobre a sífilis - A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, anualmente, exista 1 milhão de casos de sífilis entre as gestantes. Para a gerente de Programas Especiais, a detecção e o tratamento oportuno das gestantes e de seus parceiros sexuais portadores da sífilis são ações prioritárias, visto que a infecção pode ser transmitida ao feto, com graves implicações como aborto, cegueira, surdez, deficiência mental e má formação.

Reforço - As unidades de saúde estarão abertas das 8h às 14h, nos seguintes dias:

03/10: regiões norte e leste
17/10: regiões oeste e centro
24/10: regiões sul e rural

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.