Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Viver sem o aparelho celular é praticamente impossível para muitas pessoas. Para outras, esta ainda é uma tecnologia que precisa ser compreendida e dominada. É justamente para este segundo grupo que a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) organizou o Curso Básico de Smartphone voltado às pessoas da terceira idade.

Uma das alunas da quarta turma, realizada nesta semana, foi a professora primária aposentada Edi de Macedo Pedro Tebchirani, 93 anos, natural de Ipiranga (PR). Viúva, mãe de uma filha, avó e bisavó, ela comprou um smartphone no ano passado, aparelho até então usado basicamente para receber e fazer chamadas.

Mas dona Edi desejava aprender a utilizar o celular e, principalmente, se comunicar com os amigos pelo Whatsapp. “Saio daqui feliz porque aprendi não apenas a mexer no whats, mas também a tirar fotos, gravar áudios, enfim. Entrei aqui analfabeta em celular e sei que evolui um pouco”, disse.

Simpática, bem comunicativa, dona Edi é uma mulher bastante ativa. Trabalha o dia todo, incluindo costura de jogos de roupas de cama e roupas de bebê (tricô), pinturas em pano de prato, além de fazer o almoço que diariamente compartilha com a filha. Quando precisa sair de casa, ela pega o ônibus e se desloca para todos os pontos da cidade. 

Com este perfil dinâmico, dona Edi não aceitava seus limites no uso do celular. “O ato de aprender é um ato de liberdade. Quando aprendemos, deixamos de ser reféns e passamos a dirigir nossas vidas de forma mais fácil e leve. Por isso, recomendo o curso da Celepar”.

A partir de agora, dona Edi também vai usar o aplicativo de mensagens para enviar às amigas fotos das suas costuras, tricôs e pinturas. “Assim posso ampliar a minha clientela”, comemora. INCLUSÃO SOCIAL – O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, explica que, mais do que um curso sobre smartphone, a capacitação promovida pela Celepar é um processo de inclusão social da pessoa idosa no universo digital. “O cidadão precisa ver no celular um aliado, uma ferramenta tecnológica que pode proporcionar mais comodidade e facilidade no dia a dia, inclusive no acesso aos serviços públicos disponibilizados pelo Governo do Estado na internet”.

CURSO - Durante três dias, de terça a quinta-feira (9 a 11), 20 alunos participaram, na própria Celepar, da capacitação gratuita com nove horas de duração. 

No programa constam, entre outros tópicos, a personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens; baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos.

O Curso de Smartphone está em sua quarta edição, uma em Pato Branco e três em Curitiba, totalizando 150 participantes. O próximo treinamento será em 27, 28 e 29 de junho, na Celepar. Mais informações pelo telefone (41) 3200-5000 ou pelo e-mail celepar@celepar.pr.gov.br .

A capacitação integra o Projeto Celepar Cidadã, que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, também voltado às pessoas com mais de 60 anos. Iniciado em novembro de 2013, o curso já ocorreu em 30 cidades paranaenses e atendeu cerca de 4 mil pessoas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.