Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou o processo de comunicação com os profissionais que atuam em unidades básicas, centros de especialidades e hospitais paranaenses para dar acesso ao conteúdo técnico da Britsh Medical Journal (BMJ). A empresa, vinculada à Associação Médica Britânica, é provedora global de conhecimento em saúde e educação médica continuada. A contratação do conteúdo da BMJ com o Governo do Estado foi estabelecida em dezembro de 2016 e a partir de agora poderá ser acessado pelos profissionais do Sistema Único de Saúde em atuação no estado. 

“Esta é uma oportunidade que estamos oferecendo para que o profissional atualize seus conhecimentos e tire suas dúvidas sobre diagnósticos e tratamentos com o que há de mais avançado no mundo”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. 

As ferramentas online ajudarão os técnicos de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos e dentistas, a implementar a medicina baseada em evidências, acessar diretrizes e pesquisas internacionais mais recentes, ter suporte à decisão clínica e atualização profissional. Cerca de 50 profissionais poderão acessar o sistema. 

CONSULTAS - Para ter acesso às ferramentas, as secretarias municipais de saúde, consórcios e hospitais devem aderir ao projeto junto à Secretaria Estadual da Saúde. O superintendente de atenção à saúde, Juliano Gevaerd, explica que o contato com os setores interessados está sendo feito com as entidades representativas. 

“Estamos em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, associação de consórcios e de hospitais para organizar o envio da chave de acesso aos profissionais. É importante que essas instituições organizem seus vinculados para que a informação esteja disponível para aqueles que atendem a população”, disse Gevaerd. Ele ressalta que o diferencial da ferramenta é qualificar cada vez mais o atendimento. “Queremos aumentar a resolutividade da atenção primária e evitar o encaminhamento desnecessário de pacientes à especialistas e a hospitais”, completou. 

FERRAMENTAS – A parceria estabelecida entre o Governo do Paraná e a BMJ vai fornecer acesso completo a dois módulos de consulta: o BMJ Best Practice e BMJ Learning, com o conteúdo em formato de texto, vídeo e áudio totalmente em português. 

O ‘Best Pratice’, sistema de segunda opinião técnica, já é utilizado por mais de 350 mil usuários em 60 países. Criado a partir do conceito da medicina baseada em evidências, ele aproxima o profissional de saúde aos conteúdos científicos mais atuais publicados no mundo. 

Já a ferramenta ‘Learnig’ é um recurso de aprendizagem online líder no mundo para profissionais e estudantes da área da saúde, com mais de 560 mil usuários registrados mundialmente. 

O sistema possui mais de mil módulos de aprendizagem em texto, vídeo e áudio, baseados em evidências, com tópicos clínicos e não clínicos, escritos por especialistas e revisados por pares. Apresenta casos clínicos interativos usando consultas reais, com informações sobre a doença e testes sobre o conhecimento do usuário durante todo o módulo. O objetivo é criar um ambiente de trabalho interativo para guiar o profissional em sua aprendizagem. 

“Aperfeiçoar nossos conhecimentos é tarefa que demanda disposição de aprender e acesso às novas condutas disponíveis no mundo acadêmico e científico. Com esta estratégia, estamos oferecendo o que há de melhor no mundo em termos de conhecimento técnico e esperamos que os profissionais utilizem as ferramentas”, finalizou o secretário. 

Os profissionais do SUS que queiram informações sobre o acesso ao conteúdo do BMJ podem enviar email para segundaopiniao@sesa.pr.gov.br.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.