Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) é um programa de pós-graduação do Departamento de Saúde Coletiva, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). O programa tem o objetivo de formar profissionais das áreas de Nutrição, Odontologia, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Assistência Social. Eles atuam na área de saúde da família, mediante práticas interdisciplinares que oferece cuidado integral à saúde, visando a melhoria da qualidade de vida da população.

Institucionalizado em 2011, a partir de 2013 a Residência Multiprofissional começou a promover o projeto Saúde na Comunidade, uma atividade realizada uma vez ao ano nas ruas do bairro atendido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) em que a residência atua. O evento, além de oferecer serviços como aferição de pressão e glicemia, atividades educativas sobre nutrição, saúde bucal, saúde da mulher e do homem, também promove atividades culturais e recreação para crianças. A intenção é divulgar os serviços oferecidos pela residência e pela UBS para a população.

O professor do Departamento de Saúde Coletiva, Carlos Takeo Okamura, um dos organizadores da iniciativa, destaca que a ação tem o objetivo de melhorar o vínculo da comunidade com a unidade básica de saúde. "O evento tem uma natureza educativa. A população precisa começar a compreender que a UBS tem muito mais uma ação de prevenção e promoção da saúde do que propriamente de tratamento de doenças. Esse é o grande desafio que a gente enfrenta".

Depois das unidades do Parque das Indústrias e do Parque Ouro Branco, ambas na região Sul de Londrina, em março deste ano a residência iniciou as atividades no Jardim União da Vitória, também na região sul. Okamura explica que a escolha do bairro para a atuação da residência foi uma demanda da Secretaria Municipal de Saúde. "Nós enquanto academia também entendemos que o papel de universidade é contribuir para o desenvolvimento da sociedade. O bairro União da Vitória é conhecido por sua vulnerabilidade social e estamos lá justamente por isso".

Serviços - No último dia 7, o projeto realizou a primeira edição do Saúde na Comunidade no Jardim União da Vitória. Durante o evento, a RMSF, em parceria com a UBS do Jardim União da Vitória, orientou a população sobre alimentação saudável, tabagismo, métodos contraceptivos, além de realizar avaliação antropométrica - que mede o peso, altura e gordura corporal, aferição de pressão arterial e glicemia.

A residente Amanda Coelho, Enfermeira formada pela UEL, comenta que o evento é uma oportunidade para o profissional da saúde se aproximar da população. "É importante trazer essas orientações para a comunidade porque muitas pessoas só procuram a UBS quando já estão doentes", declara.

Eliane Delaflora, coordenadora da UBS, observa que alguns pacientes nem sabem que já estão doentes. "Teve uma senhora aqui hoje que não sabia que era diabética. Então o evento é uma forma bastante legal de se aproximar da comunidade e orientar sobre hábitos saudáveis?. Ela também lembra que a população precisa aprender a cuidar da saúde de forma preventiva. "Trabalhando com a prevenção conseguimos observar uma redução no pronto atendimento, além de ajudar a evitar doenças como hipertensão e diabetes", completa.

Durante o dia a população pode conhecer os grupos de serviços oferecidos pela residência na UBS. Ao todo são oito grupos de multiprofissionais trabalhando regularmente com a população sobre nutrição, fisioterapia, atividades físicas e temas gerais de saúde com as crianças do bairro. A moradora Olívia Sílva, que não conhecia os serviços, decidiu participar da ação. "Eu gostei do grupo de nutrição, me disseram que é para eu procurar a UBS?, declarou.

A realização do evento teve a parceria da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanismo de Londrina (CMTU). A CMTU promoveu atividade educativa com as crianças, e da Secretaria Municipal da Saúde que, por meio do ser setor de endemias, orientou a população sobre os cuidados com a dengue, chikungunya, zica vírus e bicho barbeiro. Durante o evento, voluntários ofereceram cortes de cabelo gratuitos, recolhimento de lixo eletrônico e recreação para as crianças. A população do bairro também pode expor e vender produtos de limpeza, pães e bolos produzidos artesanalmente por moradores.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) foi um dos parceiros da ação. Durante o evento, os profissionais de odontologia da RMSF junto com bolsistas do projeto "Estudo e apoio no processo de atenção e promoção ao câncer de boca", do IFPR, orientaram as crianças sobre a correta escovação. Eles ainda ensinaram o auto-exame de câncer bucal. "A saúde bucal faz parte da saúde geral das pessoas, então nós viemos abordar a comunidade do União da Vitória para que ela entenda sua importância", explica a professora do IFPR, Berenice Tatibana.

Apresentações - O Saúde na Comunidade também promoveu, com a ajuda de voluntários, apresentações culturais. Participaram o trio musical Cluster Sister e a companhia de dança Entrepassos. O coordenador da companhia, Ricardo Freschi Ferreira, lembra da importância da dança para o bem-estar: "A cultura está relacionada a todos os fatores da vida da pessoa. Muitos procuram a dança para promoção da saúde. É uma abertura para que a população procure não só a dança, mais também outras formas de expressão artística que vão influenciar na saúde de cada um".

O projeto sócio-educativo União para Vitória promoveu também uma apresentação de samba com as crianças que participam do projeto. Para Thaiza Carvalho, coordenadora do Instituto, o evento aproxima as crianças dos hábitos de vida saudáveis. "Brincando eles acabam aprendendo um monte de coisas", completa.

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.