Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Sindióptica e hospital de olhos Hoftalon lançaram o projeto na terça-feira (09)

O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico no Estado do Paraná (Sindióptica) e o hospital de olhos Hoftalon lançaram, na noite de terça-feira (9), o projeto VER+, que vai ajudar crianças e idosos a enxergarem melhor.

A cerimônia foi realizada no auditório do Senac Londrina e contou com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; do prefeito em exercício de Londrina, Luiz Augusto Bellucci Cavalcanti; do presidente do Sindióptica, José Alberto Pereira; do presidente do hospital Hoftalon, Nobuaqui Hasegawa; do diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier; do diretor regional do Sesc PR, Dimas Fonseca, além de conselheiros do Sesc e do Senac, presidentes de sindicatos, autoridades locais e alunos do curso Técnico em Óptica do Senac.

O projeto vai expandir programas similares já existentes, ampliando o número de pessoas atendidas, por meio da orientação da saúde ocular, consultas médicas, exames e o fornecimento de óculos para aqueles que necessitem de correção na visão. As lentes serão confeccionadas e os óculos montados por alunos do curso Técnico em Óptica do Senac Londrina. A triagem dos pacientes e as consultas oftalmológicas serão feitas pelo Hoftalon. E os empresários do ramo óptico, estimulados pelo sindicato, fornecerão as armações e demais insumos.

De acordo com o presidente do Sindióptica, idealizador do programa, a meta para este ano é fornecer 300 óculos para crianças e adultos e duplicar este número no próximo ano. “Nosso sindicato já era parceiro do hospital Hoftalon na realização de um programa que atendia crianças carentes. E tivemos a ideia de aumentar esse projeto e atender também os adultos e idosos que não têm condições de arcar com as despesas de consultas e óculos. Por isso, a partir de agora a produção dos óculos será feita no laboratório do Senac”, explica José Alberto Pereira.

“As doenças sociais causam dores até maiores do que as doenças orgânicas. Por isso temos muitos programas sociais em nosso hospital, para levar nossos médicos até as pessoas que precisam e estão desassistidas. O Ver+ vai nos ajudar a ampliar o programa Primeiros Olhares e atender a população carente”, destaca o médico Nobuaqui Hasegawa.

Estrábico de nascimento e usuário de óculos desde os três anos de idade, o prefeito em exercício de Londrina conta que possui uma relação muito próxima com este ramo e se sente gratificado em ver essa parceria. “Me enxerguei aqui, pois penso nas crianças que não têm a mesma sorte que eu tive, de poder fazer uma cirurgia desde cedo e cuidar da minha saúde ocular. E agora elas terão essa oportunidade de serem diagnosticadas, de participar e obter conhecimento e ter uma vida melhor por causa desse projeto”, afirma Cavalcanti.

O Senac investiu R$ 700 mil no laboratório de óptica, implantado na unidade de Londrina no fim de 2013. Atualmente, a estrutura é utilizada por duas turmas, com 47 alunos no total. E ambas são gratuitas, sendo uma ofertada pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) e outra pelo Pronatec. Os óculos serão feitos durante as aulas práticas, sob a supervisão de instrutores.

“Com este projeto, o Senac vai além da sua missão de formar pessoas para o mercado de trabalho. Aproveitamos a capacidade de nossos alunos e de nossos instrutores para que, durante o processo de aprendizado, possam participar socialmente e ajudar quem precisa”, enfatiza Piana.

Durante o evento, foi realizada a entrega simbólica de óculos para três crianças de escolas públicas da cidade, as primeiras beneficiadas com o projeto. Giovani Isac Molina Lima, de cinco anos, que precisava ficar bem próximo ao aparelho de TV para assistir a seus desenhos preferidos, agora consegui ver TV e ler os livros que gosta sem dificuldades. “Está melhor para ver as coisas, antes, sem os óculos era ruim, embasado”, relata Giovani.

Palestras

Após a solenidade de lançamento do projeto Ver+, foram realizadas as palestras "Mudança de Cultura dentro da Óptica - Estamos preparados?", proferida pelo gerente nacional de promoção da Essilor Brasil, Carlos Eduardo Coan Junior, e “A economia e seus efeitos no comércio do Paraná”, com Darci Piana.

Karla Santin/Asimp/Senac

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.