Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes e professores do curso de Medicina vão orientar e esclarecer dúvidas da comunidade 

No Outubro Rosa, o curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) Câmpus Londrina intensifica as ações de conscientização sobre o câncer de mama. Na segunda-feira (21), um grupo de professores e estudantes estará no calçadão para orientar a comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Segundo a professora do curso de Medicina da PUCPR, Silvia Paulino Albanese, o objetivo da abordagem é orientar as pessoas nos três pilares estratégicos de controle da doença: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia. Um  simulador de exame das mamas demonstrará como reconhecer sinais de alerta, serão distribuídos flyers sobre cuidados preventivos e a carteirinha da mulher, junto com informações sobre a importância da realização de exames preventivos.

“Habitualmente, o cuidado com o outro faz parte do cotidiano da mulher, que na maior parte do tempo dedica o seu olhar a todos ao seu redor, enquanto muitas vezes a própria saúde fica em segundo plano. Neste sentido o conhecimento é uma importante ferramenta para mudar este cenário. Por isso nosso esforço em promover essa iniciativa junto à população, uma vez a Universidade busca a promoção do conhecimento em saúde”, explica Silvia.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2019 haverá quase 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Apesar do número alarmante de casos da doença, a taxa de mortalidade tem diminuído por conta das ações de conscientização e está em 13 por 100 mil pacientes, mesmo patamar de países desenvolvidos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado têm salvado milhões de vidas.

Asimp/PUCPR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios