Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes e professores do curso de Medicina vão orientar e esclarecer dúvidas da comunidade 

No Outubro Rosa, o curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) Câmpus Londrina intensifica as ações de conscientização sobre o câncer de mama. Na segunda-feira (21), um grupo de professores e estudantes estará no calçadão para orientar a comunidade sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

Segundo a professora do curso de Medicina da PUCPR, Silvia Paulino Albanese, o objetivo da abordagem é orientar as pessoas nos três pilares estratégicos de controle da doença: prevenção primária, diagnóstico precoce e mamografia. Um  simulador de exame das mamas demonstrará como reconhecer sinais de alerta, serão distribuídos flyers sobre cuidados preventivos e a carteirinha da mulher, junto com informações sobre a importância da realização de exames preventivos.

“Habitualmente, o cuidado com o outro faz parte do cotidiano da mulher, que na maior parte do tempo dedica o seu olhar a todos ao seu redor, enquanto muitas vezes a própria saúde fica em segundo plano. Neste sentido o conhecimento é uma importante ferramenta para mudar este cenário. Por isso nosso esforço em promover essa iniciativa junto à população, uma vez a Universidade busca a promoção do conhecimento em saúde”, explica Silvia.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2019 haverá quase 60 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. Apesar do número alarmante de casos da doença, a taxa de mortalidade tem diminuído por conta das ações de conscientização e está em 13 por 100 mil pacientes, mesmo patamar de países desenvolvidos. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado têm salvado milhões de vidas.

Asimp/PUCPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.