Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde realizou o 5º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) 2018 entre os dias 4 e 7 de dezembro. O Índice de Infestação Predial do quinto(LIRAa) apontou o resultado de 4,17%, colocando o município em uma situação de alto risco segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável.

 Os criadouros encontrados com maior frequência durante o levantamento foram: Vasos e pratinho de plantas (36%); Depósitos de água da chuva, tais como baldes, tambores e cisternas (19%) e lixo, sucatas e entulhos (19%).

Os locais com maiores índices foram: Cj. hab. Domingos Neves, Cj. hab. Gustavo Giordani, Jds. Monte Carlo I e II, Jd. Califórnia, Jd. União, Jd. Guanabara, Jd. Teresópolis e região; Cj. hab. São Fernando I e II, Cj. hab. Padre Ângelo, Jd. Santo Eduardo e Cj. Hab. Aviação, Jd. Primavera e Jd. Ouro Verde.

Dada a importância que estes criadouros têm para saúde pública e meio ambiente, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foram intensificadas nas regiões onde foram obtidos os maiores índices.

Em tempo, cumpre elencar que a população apresenta um papel muito importante no combate ao vetor e deve atuar de forma ativa, mantendo os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água. Calhas, marquises e ralos devem ser verificados e limpos rotineiramente. Vasos e pratinhos de plantas devem ser verificados semanalmente para eliminar água parada.

Pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados, mas quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem permanecer sempre tampados/telados.

Além disto, a limpeza destes reservatórios deve ser realizada semanalmente mediante a escovação das paredes internas com bucha e sabão, a fim de eliminar possíveis ovos do mosquito.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.