Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre os dias 2 e 5 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, realizou o 2º LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) do ano, obtendo um índice predial de 4,3%, estando 3,3% acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, indicando, portanto, risco de surto de dengue. No último Lira, em janeiro, o índice havia ficado em 2,1%.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Anadélia Liaschi Ducci, além dos pratos que são utilizados embaixo de vasos de plantas como anteparo, os principais focos de proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, foram encontrados também em depósitos de água como tonéis, tambores e barris. “Com vistas à diminuição deste índice, ações pontuais estão sendo tomadas em todo município, além de ações de amplo senso como mutirões de limpeza”, afirma ela.

De agosto do ano passado até o dia 2 de março, data de atualização do último boletim, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 23 casos autóctones da doença em Rolândia, com 246 notificações.

A dengue é um problema que diz respeito a todos os munícipes e seu combate enseja engajamento de toda a população, através de atitudes simples como evitar locais que possam depositar água, providenciar cobertura ou vedação de tonéis de depósito de água, além de manter quintais limpos e livres de materiais reciclados, principalmente com a maior incidência de chuvas.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.