Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitura e entidades organizam grande mutirão para eliminar criadouros e evitar mortes em Rolândia

“Senhoras e senhores, a coisa está feia. O número de casos de dengue já coloca Rolândia em situação de epidemia. Por culpa de todos nós, moradores, que não eliminamos o mosquito dos nossos quintais. Estamos chegando próximo de 300 casos confirmados na cidade. Pelas estatísticas, daqui a pouco começa a morrer gente. A situação exige uma ação rápida e efetiva. É para isso que estamos aqui!”

Foi com esse alerta que o prefeito em exercício, José Danilson, abriu a reunião do último dia 16, em seu gabinete, entre mais de 50 pessoas representando secretarias municipais, Câmara de Vereadores, entidades religiosas, órgãos da Saúde e da Educação, Polícia Militar e clubes de serviço. O objetivo foi articular uma grande ação de combate ao mosquito Aedes aegypti – uma ação que abrangesse, simultaneamente, toda a cidade.

Ficou decidido que haverá um grande mutirão nos dias 24, 25 e 26 de abril, para eliminar todos os criadouros do mosquito, na área urbana e nos distritos. Todas as entidades presentes se comprometeram em arregimentar o maior número de pessoas possível para que sejam treinadas por profissionais da 17ª Regional de Saúde. Esse “exército”, por agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, vão percorrer todos os bairros.

“É fundamental que o mutirão cubra toda a cidade de uma vez só; caso contrário, o mosquito pode migrar de uma região para a outra”, justificou a secretária de Saúde do município, Rosana Alves da Silva. “Temos mais de 200 casos confirmados da doença. Porém, pelo número de casos que tem chegado diariamente aos postos de saúde e ao Pronto Atendimento, sabemos que o número real, mesmo, já deve ter passado de 300. Estamos em epidemia. E temos de nos unir”, alertou a secretária.

Ajuda da PM

Após o treinamento, programado para ocorrer na quarta e quinta-feira da próxima semana, logo após o feriado de Tiradentes, as autoridades da Saúde vão elaborar o cronograma de trabalho. Diversas equipes vão percorrer os bairros, distritos e a área central com a meta de retirar das casas e empresas todos os objetos capazes de acumular água. “É importante que as pessoas entendam que o mutirão não é para recolher sofás ou qualquer outra coisa desse tipo, e sim para eliminar os criadouros do mosquito”, disse o prefeito.

A Polícia Militar vai integrar todas as equipes do mutirão, a fim de agir – repressivamente até – caso algum morador se negue a permitir o acesso dos agentes ao interior de sua residência. “Podem contar conosco para essa tarefa”, afirmou o comandante do 15° Batalhão da PM, major Marcos Vinicius Koch.

Sem feriado prolongado

Para agilizar o trabalho de organização do mutirão, o prefeito José Danilson decidiu revogar o decreto que estabeleceu ponto facultativo para a segunda-feira dia 20. Não haverá aulas – a rede de ensino segue calendário pré estabelecido pelo Núcleo Regional de Educação – mas todos os outros órgãos municipais, principalmente a Secretaria de Saúde, vão trabalhar na véspera do feriado. Também ficou decidido que a partir de amanhã 21, dia do feriado, todos os postos de saúde terão o horário de atendimento ampliado até as 19 horas, para melhor atendimento a possíveis novos casos suspeitos que cheguem à rede básica.

Ter acesso facilitado às casas é um dos principais problemas enfrentados pelos agentes de endemias em seu trabalho diário no combate à dengue. Na reunião, foram relatados esse e outros problemas, como o diagnóstico – principalmente na rede particular de saúde – de casos suspeitos, que são descartados e depois acabam confirmados. Os profissionais da rede pública passaram por dois cursos de capacitação, em fevereiro e março.

Também houve relatos de que já teriam ocorrido mortes por causa da dengue em cidades próximas, como Arapongas, Londrina e Maringá. “Não podemos deixar que Rolândia chegue a esse ponto”, afirmou a secretária de Saúde, Rosana Alves da Silva.

NC/PMR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.