Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As informações nutricionais detalham a quantidade de ingredientes e produtos químicos presentes no alimento

Um estudo divulgado em julho pelo Ministério da Saúde mostra que 18,9% da população brasileira está acima do peso e a má alimentação é uma das causas desse quadro, que pode provocar outras complicações, como hipertensão e diabetes.

Estar atento, principalmente, à quantidade de sódio e açúcares presentes nos alimentos industrializados é uma forma de garantir uma alimentação mais saudável. Para isso, é preciso saber interpretar as informações nos rótulos dos produtos e identificar os mais nutritivos e com menor adição desses componentes .

Pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), a nutricionista Fabiana Nalon explica que "é muito importante observar a lista de ingredientes. "Vale a pena comparar o total de carboidratos nos alimentos de categoria doce. Nos salgados, é interessante observar a gordura e o sódio. O ideal é sempre buscar o que tem menos sódio e gordura", ressaltou. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal para adultos seja de até cinco gramas de sal e de quase 50 gramas por dia no caso dos açúcares. No entanto, um estudo do Ministério da Saúde mostra que 70% dos brasileiros estão extrapolando esses limites e consomem cerca de 12 gramas de sal, mais do que o dobro do recomendado.

A especialista ainda destaca que os alimentos processados (receberam sal e açúcar para durar mais) e ultraprocessados (refeições prontas, feitas de extratos dos produtos naturais), devem ser evitados pela alta concentração de conservantes.

"O ideal é fugir dos industrializados e aumentar o consumo dos alimentos no seu estado natural", ponderou. 

Acordo com Indústrias de Alimentação

Com o intuito de reduzir os riscos à saúde pelo excesso de sódio nos alimentos, desde 2011, o Ministério da Saúde retirou 14.893 toneladas desse nutriente dos produtos industrializados a partir de um acordo com a Associação de Indústrias de Alimentação (Abia). Assim, a adição de sódio a itens como margarinas, temperos e cerais tiveram queda de até 16%. A previsão é de que, até o ano que vem, um acordo semelhante seja firmado para reduzir a contração de açúcares.

Os esforços para promover uma alimentação mais saudável visam ainda controlar e diminuir os índices de diabetes e hipertensão, esta última responsável por 66% dos casos de AVC e metade dos de infarto no País. Segundo o ministério, 24,9% da população é hipertensa e 7,4% dos adultos são diabéticos 

Medidas de incentivo

O Ministério da Saúde ainda estabeleceu uma série de medidas na tentativa de melhorar os hábitos alimentares dos brasileiros.

- Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan): o documento foi lançado em 1999 e reformulado em 2011 e estabelece nove diretrizes gerais para guiar as ações do Ministério da Saúde. O Pnan tem como foco a segurança alimentar de famílias e da comunidade, de modo a suprir falta de nutrientes além de estimular a alimentação saudável.  

- Guia Alimentar da População Brasileira: traz informações acerca de valores nutricionais, além de indicar quais as proporções ideais devem ser ingeridas diariamente e sugere combinações mais saudáveis para as refeições. A publicação ainda enumera dez passos para que os cidadãos tenham uma dieta balanceada, como evitar alimentos ultraprocessados, dar preferência a alimentos frescos e reduzir o consumo de sal e açúcares.

Fonte: Portal Brasil, Ministério da Saúde, Anvisa, Abia, UnB e OMS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.