Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Governo estadual entregou oito computadores que foram instalados nas Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã. Objetivo é agilizar e facilitar acesso a informações

A partir de agora todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ibiporã estão informatizadas. Nesta terça-feira (07) o município recebeu oito computadores adquiridos pelo Governo do Estado para fortalecer as salas de vacina da rede pública de saúde. Os equipamentos vão permitir a atualização, em tempo real, dos dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).

O governo do Estado adquiriu 1.880 computadores para informatizar as salas de vacina existentes no Paraná. Somente nos 21 municípios pertencentes a 17ª Regional de Saúde, da qual Ibiporã faz parte, serão entregues 116 máquinas. O investimento é de R$ 3,5 milhões, através de uma parceria com o Ministério da Saúde. A ação faz parte do programa Vigiasus, de qualificação dos setores de vigilância em saúde da rede própria do Estado e dos municípios.  O Paraná é o primeiro Estado a adquirir os equipamentos de forma centralizada e distribuí-los a todos os seus municípios.

A  iniciativa do Paraná permitiu que os computadores fossem escolhidos de acordo com as especificidades necessárias para a operação do sistema, além de reduzir os custos da licitação. Antes da entrega, os profissionais que atuarão na alimentação do sistema foram capacitados pelas equipes da Secretaria Estadual da Saúde para operar os novos computadores.

Em muitas unidades de saúde o controle de doses aplicadas é feito de forma manual e só posteriormente é cadastrado no sistema. Isso dificulta que os gestores tenham acesso a dados reais sobre a situação da cobertura vacinal de cada município.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sebastiana Caetano Riechel, ressalta que a informatização permitirá que os computadores sejam utilizados exclusivamente para as salas de vacinação, facilitando e agilizando o acesso a informações sobre a cobertura vacinal de cada unidade de saúde. “Com este sistema será possível resgatar o histórico vacinal da pessoa, em qualquer lugar do país. Mesmo se houver extravio da carteira de vacinação, será possível identificar como está o esquema vacinal, e se necessário, aplicar as doses faltantes”, explica Sebastiana. Outro benefício, explica a coordenadora, é a intensificação das ações em bairros e faixas etárias específicas.

A secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, enfatiza que é a primeira vez que Ibiporã é contemplada pelo governo estadual com computadores para as salas de vacinação. “Esta e outras iniciativas mostram a preocupação do governo estadual em melhorar sistematicamente a estrutura da saúde, possibilitando um atendimento cada vez melhor à população”, finaliza.

Caroline Vicentini/Asimp/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.