Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Instrumento é utilizado para prevenir e identificar lesões benignas e o câncer de mama

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), oferta, neste mês, 2.510 vagas para a realização de mamografia, exame radiológico utilizado para prevenir e identificar lesões benignas e o câncer de mama. A oferta integra as ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização que visa alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

Segundo dados da SMS, todos os meses o município disponibiliza muitas vagas para a realização da mamografia, mesmo não estando em época de campanha. De janeiro a setembro deste ano, a Prefeitura disponibilizou uma média de 1.444 exames. Destes, foram realizados 746, restando uma sobra de 698 exames, que poderiam ter sido preenchidos pelas mulheres que se enquadram nos critérios para a realização da mamografia.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destacou que a mamografia é um exame muito importante para a saúde da mulher e que Londrina é uma cidade que mantém uma oferta adequada destes exames, para que as mulheres não fiquem na fila de espera. “Falamos muito sobre a saúde da mulher, em especial sobre os cânceres de mama e de colo de útero no mês de outubro, mas durante todo o ano é muito importante que se tenha essa atenção. E agora, para celebrar o Outubro Rosa, ampliamos ainda mais a agenda de mamografia, para que todas as mulheres que se enquadrem nos critérios clínicos, possam ter acesso imediato ao exame. É mais uma ação da Prefeitura, voltada à saúde da mulher, no mês de outubro, dentre várias outras que vão acontecer”, enfatizou.

Segundo a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, é fundamental que as mulheres conheçam o seu corpo e incluam, em sua rotina, a realização de exames periódicos. “Quanto antes os cânceres de mama ou de útero forem descobertos, maior a chance de cura e melhor será a qualidade de vida da mulher. Londrina possui uma rede de serviços bem estruturada para receber as mulheres para diagnóstico e tratamento precoce, sempre que necessário, e a mamografia é um exame considerado padrão ouro no diagnóstico do câncer de mama”, afirmou.

Agendamento

Em Londrina, a solicitação e o agendamento da mamografia podem ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após passar por consulta e avaliação clinica das mamas, que pode ser feita pelo médico ou enfermeiro.  “Caso a mulher esteja dentro dos critérios, como da idade preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), é feito o agendamento, para que ela realize o exame. Normalmente ele é agendado para a mesma semana ou para a seguinte”, contou.

De acordo com Priscila, o Ministério da Saúde indica a mamografia para as mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, no entanto, as mulheres abaixo dessa faixa etária também são avaliadas e podem ter exames solicitados, de acordo com os fatores de risco. “Reforçamos que independente da faixa etária toda vez que houver alguma dúvida ou suspeita de alteração em seu corpo, a mulher deve buscar ajuda de um profissional qualificado para melhor investigação”, frisou.

Priscila explicou que o MS preconiza que o exame seja feito a cada dois anos, contudo há casos em que a mamografia precisa ser feita a cada um ano ou seis meses, e que tudo isso é verificado na unidade de saúde. “Se o resultado do exame der alterado, essa mulher é encaminhada para os serviços de referência, que são a Unidade de Mama e de Mastologia, no Cismepar, ou o Hospital do Câncer”, informou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.