Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), dá continuidade em 2015 ao projeto “Cuidando do Cuidador”, que vem colhendo bons frutos em seu pouco tempo de existência. Iniciado em 2014, o projeto promove atividades e dinâmicas em benefício à saúde dos servidores que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail oficina@asms.londrina.pr.gov.br, somente pelos coordenadores de UBS ou UPA.

As oficinas serão realizadas durante todo o ano no auditório da Policlínica Municipal (Av. Pres. Castelo Branco, 540) e começam em fevereiro, quando serão atendidas três turmas de 20 pessoas cada, sempre na sexta-feira. As duas primeiras terão atividades nos dias 6 e 20, das 7h às 13h, e a terceira no dia 27, das 13h às 19h. Participam dos trabalhos diversos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, dentistas e outros.

A coordenadora da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) da DAPS, Jucelei Pascoal Boaretto, enfatiza a importância das atividades colocadas em prática no projeto. “A oficina inclui trabalhos que têm como foco cuidar daquele profissional que cuida exatamente da saúde das pessoas, propiciando trabalhos que tratem da parte emocional deles, dinâmicas de vivência, relaxamento, estímulo a autoestima e diminuição do estresse causado pela rotina diária. É um espaço único onde os servidores têm a oportunidade de falar e serem ouvidos, além de trocar experiências entre si”, disse.

A solicitação é que a coordenação de cada serviço monte seu cronograma e inscreva os servidores nas oficinas, de modo a privilegiar todos eles no decorrer do ano. Não poderão participar servidores que não estejam inscritos previamente.

Prêmio nacional coloca projeto em destaque

O projeto “Cuidando do Cuidador” foi idealizado pela Prefeitura e teve início em 2014, com oficinas realizadas em outubro e novembro. Mesmo com pouco tempo de existência, ainda no ano passado o projeto foi premiado pelo Ministério da Saúde com o Prêmio InovaSUS, ficando em 6º lugar no Brasil, entre os 30 trabalhos selecionados. O objetivo do prêmio é identificar, valorizar e premiar experiências inovadoras implementadas por governos estaduais e municipais no âmbito o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Foi uma excelente notícia para nós esse destaque, o que comprova que o trabalho foi bem desenvolvido e o retorno por parte dos trabalhadores foi positivo. Os profissionais que participaram pediram a continuidade das atividades e é o que estamos fazendo em 2015. A ideia é estender, se possível, o projeto para outras secretarias e órgãos municipais”, finalizou Jucelei Pascoal.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.