Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Epidemiologia, divulgou hoje (20) o último boletim com dados sobre a dengue no município. Este ano foram notificados 5.350 casos da doença em Londrina, entre residentes e pessoas que vieram de outras localidades. Do total, 1.232 foram confirmados e 2.646 descartados. Outros 1.472 estão em análise.

Até o momento, Londrina não enfrenta uma epidemia de dengue. Além dos trabalhos de prevenção, conscientização e das visitas dos agentes de Endemias às casas, uma das armas contra o mosquito é o caminhão fumacê, que passa em todas as regiões da cidade dispersando o material de combate ao Aedes aegypti.

Para que o fumacê seja eficiente é preciso a colaboração do cidadão, deixando suas janelas abertas para que o vapor entre nas casas. O supervisor técnico da Regional de Saúde, Lincoln Ramos e Silva, tranqüilizou todos em relação ao material que do fumacê. ”Todos podem ficar tranquilos, o material afeta apenas o mosquito, não há motivos para preocupação. Pessoas hipersensíveis, que são casos raros, podem ter um cuidado especial, mas em geral o material é inofensivo para o cidadão.”

O caminhão fumacê trabalha em todas as regiões, mas prioriza locais onde o foco do mosquito é encontrado com maior incidência. O fumacê é aplicado sempre em ciclos, que podem ser três ou cinco dias, e é disperso cinco vezes com esse intervalo de tempo. Hoje são 15 veículos e 30 profissionais que realizam esse trabalho.

A aplicação cíclica do fumacê é precisa, pois quando ainda são larvas, o mosquito Aedes aegypti não é afetado pelo fumacê. Por isso a importância de se aplicar várias vezes o material, pois durante esse tempo, o ciclo do mosquito se completa e as larvas já se tornam adultas e assim o material age na eliminação de todas as gerações do mosquito.

Núcleo de Comunicação/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.