Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em ação ligada às atividades do Outubro Rosa no município, as Unidades de Atenção Primária à Saúde do Centro (Plínio Pereira de Araújo) e do Jardim Juny (Padre Carmel Bezzina) têm atendido as mulheres de Tamarana em horário ampliado desde o começo do mês.

Até ontem (24), as equipes das UAPS já haviam feito 504 exames preventivos de câncer de colo do útero. Além disso, chegou a 163 o número de mamografias solicitadas. "A resposta das mulheres à campanha tem sido bem positiva. Ficamos contentes pelo cuidado que elas demonstram com a própria saúde", elogiou a coordenadora da Unidade de Atenção Primária à Saúde Padre Carmel Bezzina, Elissandra Alves Bueno.

O preventivo de câncer de colo de útero tem como público-alvo as mulheres de 25 a 64 anos, mas aquelas que estão além dessa faixa etária também podem procurar as unidades de saúde para fazer a verificação. Já a mamografia é voltada para as mulheres de 50 a 69 anos. Porém, o exame é estendido para usuárias que, porventura, apresentem queixas sobre esta condição de saúde.

A UAPS da região central abre as portas para o atendimento dedicado às mulheres às terças e quintas-feiras. Já no Juny, a iniciativa é às segundas e quartas-feiras. O horário é o mesmo: das 17h às 20h. Ao longo do mês, os serviços também têm sido prestados por livre demanda (sem necessidade de agendamento prévio) no horário regular de funcionamento das unidades. Para a realização dos procedimentos, basta apresentar o cartão do SUS. O Outubro Rosa na Saúde de Tamarana irá terminar na próxima quarta-feira (31).

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL