Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Até a tarde de segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde realizou 94 visitas, em todas as regiões de Londrina, para inspecionar os imóveis notificados como locais críticos e reincidentes de casos de dengue. Do total, foram registradas 42 infrações. Além disso, 13 pessoas já fizeram as adequações necessárias e regularizaram sua situação. Outras 27 estavam ausentes no momento da ação e serão visitadas novamente. O trabalho teve início no dia 26 de novembro.

Aqueles que cometeram infrações já foram informados e terão prazo de 10 a 15 dias para apresentar sua defesa junto à Vigilância Sanitária Ambiental. Caso seja constatado que o local não atendeu as recomendações da Secretaria de Saúde, poderão ser aplicadas multas, que variaram entre R$ 208,23 e R$ 20.823,00. A atividade é feita de forma conjunta por fiscais da Vigilância Sanitária Ambiental, agentes do Controle de Endemias da SMS, e Guarda Municipal.

“A iniciativa irá contribuir muito para que os pontos estratégicos que têm grandes focos da dengue sejam, aos poucos, eliminados e parem de reproduzir o mosquito Aedes aegypti na cidade. Além disso, reforça-se o trabalho de conscientização com a comunidade”, ressaltou o secretário de Saúde, Gilberto Martin.

Alerta – Desde o dia 24 de novembro, Londrina encontra-se em Alerta Epidemiológico e em Estado de Emergência contra a dengue. A medida foi tomada em função da divulgação do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), que apontou uma infestação nos imóveis da cidade de 7,9%.

O decreto, assinado pelo prefeito Alexandre Kireeff,  permite, entre outras ações, que em caso de recusa ou ausência de morador que impeça o acesso em imóveis particulares, como residências e estabelecimentos comerciais, o fiscal sanitário é autorizado a lavrar Auto de Infração e Ingresso Forçado.

As denúncias sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti também poderão ser feitas pelo telefone 153, que funciona 24 horas.

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.