Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez a aplicação de 12.632 doses de vacina durante o Dia D da campanha de vacinação contra a influenza realizado, no último sábado (13), em Londrina. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da área urbana do Município, e também as dos distritos de Lerroville e Guaravera, participaram da ação, disponibilizando a vacina tríplice que protege contra três tipos de vírus da gripe: H1N1, H3N2 e Brisbane.

A finalidade do Dia D de vacinação é ampliar o alcance da campanha em Londrina, visando imunizar o maior número de pessoas que integram os grupos prioritários. A campanha prossegue até o dia 26 de maio, com as doses da vacina à disposição em todas as UBSs diariamente, de segunda a sexta-feira.

A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, informou que o número de doses realizadas durante o Dia D corresponde a 7,52 % do total de doses que o Município tem que realizar até o final da campanha. Das 167 mil pessoas previstas para serem vacinadas contra influenza em Londrina, 60,15% já foram imunizadas, índice correspondente a 103.714 pessoas no total. “Ainda que a procura pela vacina no último sábado não tenha sido tão grande, a realização do Dia D é importante para ajudar a ampliar o alcance da campanha em Londrina. Restam cerca de 10 dias para o final e é importante que as pessoas procurem a UBS mais próxima para receber a dose”, disse.

Sônia ainda comentou que a preocupação da Secretaria de Saúde permanece com as crianças e gestantes, que estão com índice de cobertura baixo. “É importante que as crianças recebam a vacina de influenza para se protegerem não só da gripe, mas também de suas complicações como a pneumonia, que tem maior ocorrência na época do inverno”, destacou

Podem receber a vacina indivíduos com 60 anos de idade ou mais; crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas, no período até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, que possuam prescrição médica; e professores de escolas públicas e privadas, que estejam em atividade.

Para receber a vacina, basta apresentar na UBS o documento de identidade com foto e, no caso das crianças, carteira de vacinação. Também é preciso levar a solicitação médica que conste a doença de base, para os doentes crônicos; declaração da instituição que é vinculado e documento de identificação com foto, para professores; ou o registro de nascimento ou declaração de nascidos vivos, para as puérperas.

Outros números - Até o momento, os grupos prioritários com a adesão mais baixa são crianças de 6 meses a cinco anos, com 11.088 doses aplicadas (36,91% do previsto), e professores da rede pública ou particular, com 3.419 imunizações realizadas (35,13% do previsto).

Por outro lado, o grupo de idosos atingiu o índice de 78,31% da meta prevista, tendo imunizado até o momento 51.395 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.