Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fim de semear e multiplicar o fluxo de informações sobre comportamentos de risco e formas de combater o alastramento de doenças como AIDS, sífilis e hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, realizou o Mutirão de Testes Rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

Durante o Mutirão, 445 pessoas (190 homens e 255 mulheres) foram testadas. Dentre os homens, dois exames reagiram para HIV, quatro para sífilis, um para hepatite B e três para hepatite C. No universo das mulheres testadas nenhum exame reagiu para HIV, porém, houve a constatação de 12 casos de sífilis, dois de hepatite B e um de hepatite C.

O Mutirão ocorreu entre os dias 21 e 28 de julho nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das diversas regiões da cidade, incluindo distritos. Todas as UBSs de Londrina oferecem gratuita e permanentemente testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.
HIV

O diagnóstico positivo para HIV há tempos deixou de ser veredito de morte. De acordo com a gerente do programa DSTs/AIDS, Regina Cortez, se por um lado a evolução do tratamento proporciona à pessoa levar uma vida normal; por outro, o não conhecimento de sua condição sorológica é um fator que contribui para a disseminação do vírus. Ela ressaltou, ainda, que integram o grupo de risco, dentre outros, atores de práticas sociais como uso de drogas, sexo desprotegido e/ou com múltiplos parceiros.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.