Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulga nesta quinta-feira (1º) o resultado do 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. As informações serão fornecidas publicamente durante a primeira reunião deste ano do Comitê Gestor Ampliado Contra a Dengue em Londrina. O encontro é aberto à comunidade e irá ocorrer, a partir das 9 horas, no auditório da Associação Médica de Londrina, localizada na Avenida Harry Prochet, 1.055.

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, e sua equipe técnica, também irão trazer mais dados e detalhes referentes à situação atual da dengue em Londrina, destacando algumas das novas ações a serem desenvolvidas no combate à doença. Além da dengue, o Aedes aegypti é um vetor que pode transmitir outras doenças como zika vírus, chykungunya e febre amarela.

Segundo Machado, o principal desafio do Município, neste início de 2018, é tentar manter baixo o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e evitar os riscos de epidemia de dengue na cidade. “Todos nós sabemos que o mês de janeiro, e o período de verão, são uma época mais crítica para a dengue, quando são altas as temperaturas e o volume das chuvas, favorecendo a proliferação do mosquito e a existência de mais casos da doença. O objetivo é, logo após o resultado do 1º LIRAa, que detecta onde estão os maiores índices de proliferação do mosquito, intensificar as ações nas localidades mais afetadas e realizar um trabalho amplo de conscientização e combate”, frisou.

O secretário também salientou que a participação da sociedade civil e da comunidade, de forma integrada com a Prefeitura, tem grande valor no processo de prevenção e aplicação de medidas efetivas contra a dengue e outras doenças. “A mobilização popular, envolvendo todos os segmentos da sociedade, é um fator importante e que deve sempre ocorrer para que seja possível fortalecer as ações educativas e de campo contra a dengue. Nesta primeira reunião do ano, vamos debater e divulgar algumas estratégias a serem realizadas e estaremos abertos, como sempre, para as sugestões e contribuições vindas da comunidade”, reforçou.

Estão convidados para participar da reunião representantes de entidades de diversos segmentos, instituições de ensino, igrejas e grupos de apoio, secretarias, conselhos e órgãos municipais, Ministério Público, além de sindicatos e lideranças comunitárias.

Sobre o LIRAa – No primeiro levantamento de 2018, cerca de 200 agentes municipais de endemias e do Ministério da Saúde atuaram nos trabalhos, que foram desenvolvidos em meados de janeiro, em aproximadamente nove mil imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, totalizando 195 localidades da zona urbana.

O Ministério da Saúde classifica que municípios com índice de infestação predial inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta, e superior a 4% há risco de surto de dengue.

No último LIRAa de 2017, cujo resultado foi divulgado no final de novembro, o índice geral verificado foi 4,3%, caracterizando situação de risco epidemiológico. Isso significa que, a cada 100 casas vistoriadas pelos agentes, mais de quatro estavam com focos positivos do mosquito.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.