Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Convênio entre o Ministério da Saúde e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia vai ampliar e qualificar o atendimento na Atenção Básica, principalmente em áreas de vazios assistenciais

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia assinou na quarta-feira (2), durante o 38º Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Florianópolis (SC), um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde para qualificar profissionais da Atenção Básica em temas relacionados à saúde ocular. O convênio vai capacitar os médicos para atendimentos oftalmológicos principalmente em regiões de vazios assistenciais.

A cooperação vai apoiar os profissionais em exames de refração, prescrição de lentes corretoras, prevenção de cegueira, promoção da saúde ocular, critérios de encaminhamento à atenção especializada, atendimento as urgências oftalmológicas na Atenção Básica, entre outras ações. “Esse acordo vai ampliar a oferta de consultas, além de aprimorar os profissionais para a prevenção e diagnóstico de problemas oculares”, destaca o diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, José Eduardo Fogolin Passos.

A expectativa é que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia organize um curso de ensino a distância para habilitar médicos que atendem em áreas remotas, especialmente nos estados da região norte e distritos indígenas. “Esse documento é um novo marco na saúde ocular porque vai oferecer qualidade e abrangência do atendimento oftalmológico em todo o país”, ressalta o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Milton Alves.

Para definir os detalhes do funcionamento do convênio, serão realizadas reuniões, oficinas de trabalho para discussão de protocolos específicos e validação de materiais. O acordo estabelece ainda que a certificação conferida aos egressos destas formações não concederá título de especialistas em oftalmologia aos profissionais. Os pacientes com casos específicos precisarão ser encaminhados aos oftalmologistas.

Oftalmologia

O Brasil tem obtido diversos avanços na saúde ocular. O número de cirurgias de catarata no país aumentou 59,7% em quatro anos, passando de 348 mil em 2010 para 556 mil em 2014. O investimento para realização desses procedimentos também cresceu, ultrapassando o valor de R$ 349,3 milhões em 2014, 69,5% a mais que o total registrado em 2010.

O Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibiliza para pessoas com deficiência visual os Centros Especializados em Reabilitação (CER) habilitados nessa modalidade. Além disso, o Brasil é referência mundial no campo dos transplantes, inclusive o de córnea, sendo o maior sistema público de transplantes do mundo. O SUS oferece assistência integral ao paciente transplantado, o que inclui exames preparatórios para a cirurgia, procedimento cirúrgico, acompanhamento do paciente e medicamentos pós-transplantes.

A ampliação do número de transplantes de órgãos e dos investimentos federais permitiram que a lista de espera por um transplante de córnea, por exemplo, fosse zerada em cinco estados – Acre, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Esses estados juntos correspondem a 22,5% dos transplantes realizados no país. Nos casos em que a lista é zerada, o paciente espera menos de um mês pela cirurgia, tempo necessário para a realização dos exames.

Acidente

O Ministério da Saúde lamenta o acidente ocorrido na quarta-feira (2) no Congresso Brasileiro de Oftalmologia, em Florianópolis (SC). Após a queda da estrutura de um estande, as vítimas foram encaminhadas para os hospitais do SUS da região.

Asimp/MS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.