Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Desde o dia 13, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando os exames preventivos de câncer de mama e de colo de útero. A ação faz parte da “Campanha Outubro Rosa” e segue com a intensificação das ações até sexta-feira (17).

O objetivo é chamar a atenção para o combate e a conscientização sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, cerca de 460 mil mulheres morrem por causa do câncer de mama. Em Londrina, só no ano passado, 50 mulheres morreram vítimas da doença, outras 12 vieram a óbito devido ao câncer de colo de útero.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, na cidade há 145.790 mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Elas fazem parte do grupo prioritário que a Prefeitura procura chamar a atenção para a realização do preventivo de colo de útero, principalmente àquelas que não realizam o exame há mais de três anos. Já entre 50 a 69 anos há 51.327 mulheres. Elas formam o público-alvo do preventivo de câncer de mama, especialmente aquelas que há dois anos ou mais não realizam mamografia.

Para realizar os exames, as mulheres precisam procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais próximas de sua residência e agendar um horário. Durante esta semana, o exame clínico das mamas, a solicitação de mamografia, e a coleta de preventivo de câncer de colo de útero estão sendo intensificados.

A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde, Lilian de Fátima Nellessen, explicou que o preventivo é extremamente importante, porque as chances de cura para quem que têm o diagnóstico precoce são até 90% maiores. Daí a importância da realização dos exames que apontam a presença ou não do tumor.

“No ano passado, 349 mulheres que realizam a mamografia apresentaram alterações nos resultados dos exames e foram encaminhadas para novos exames e receberam acompanhamento da Secretaria de Saúde. Outras 138 tiveram alterações nos exames de câncer de colo de útero. Quando apresentam alterações não significa necessariamente que estão com câncer, mas em todos os casos elas recebem o tratamento e têm acompanhamento, o que permite que as chances de cura aumentem muito”, disse Lilian.

Programação das Atividades

Todas as UBS têm atividades instrutivas como rodas de conversas, debates e palestras para informar as mulheres sobre a gravidade da doença e a importância em se fazer os exames necessários. A programação da Secretaria de Saúde está sendo coordenada pela Direção de Atenção Primária à Saúde. É possível acompanhar todas as ações da campanha pelo site www.outubrorosalondrina.com.br.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.