Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começa no próximo sábado (8) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e seguimento de Sarampo (tríplice viral). No Paraná, o público-alvo da campanha é formado por 657.284 crianças a partir seis meses de idade e até quatro anos 11 meses e 29 dias, para a poliomielite, e 580.213 crianças a partir de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias para o sarampo. A campanha termina no dia 28 de novembro. 

A meta é imunizar 95% do público-alvo no Estado. O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, afirma que as campanhas de vacinação são importantes porque impedem a circulação dos vírus. “A vacinação deve acontecer em todos os municípios, com a imunização do maior número possível de crianças”, explica. 

ORAL E INJETÁVEL - A dose da vacina contra a pólio é oral (gotinhas) e tríplice viral injetável. A tríplice viral protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. 

O coordenador do Programa Estadual de Imunização, João Luís Crivellaro, recomenda que os pais e responsáveis levem a carteirinha de vacinação da criança, que contém informações importantes, e aproveitem a ida ao posto de saúde para atualizar a carteira com as vacinas que estão em atraso. “A criança pode receber mais de uma vacina no mesmo dia, sem problemas”, ressalta. 

ERRADICADOS - Tanto o sarampo quanto a poliomielite estão erradicados no Paraná. O Estado não registra casos de sarampo desde 2000. No entanto, estados da região nordeste do Brasil tiveram casos confirmados de sarampo

em 2014. 

Já a poliomielite está erradicada no Brasil. Em 1994 o país recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) a certificação de área livre de circulação do poliovirus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países localizados na Ásia Central, Oriente Médio e África Central ainda registram casos da doença. 
 

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.