Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para que os foliões londrinenses tenham um carnaval saudável e consciente, três equipes do Programa Municipal de DST/HIV/Aids estarão, neste mês,  nas recepções de alguns bares e casas noturnas da cidade. O objetivo é que os jovens que frequentam esses locais recebam orientação sobre a realização dos testes rápidos que detectam a contaminação pelo Vírus HIV, causador da Aids.

A ação será realizada no próximo final de semana (6 e 7) nas casas noturnas, a partir das 23 horas. As equipes também estarão nas apresentações do “Bloco Bafo Quente”, no dia 15, no Aterro do Lago Igapó e no dia 17 na Praça Nishinomiya, ambas a partir das 19 horas.

A mobilização deu-se a partir de dados do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que mostram que no ano de 2014 o centro teve o diagnóstico de 52 casos positivos de HIV. Desse número, 39 são homens e 13 são mulheres, todos na faixa etária entre 15 e 39 anos.

A gerente do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, Hilda de Cassia Baptistotti explicou que estão vulneráveis à doença as  pessoas sexualmente ativas que não usam preservativo, independente da orientação sexual e independente se o parceiro é fixo ou eventual. Ela destaca que o uso do preservativo é primordial em todas as relações sexuais.

Teste rápido

De acordo com a gerente, a realização de conscientização traz a possibilidade do teste rápido ser feito antes do carnaval. São quatro testes rápidos disponíveis na rede municipal (Unidades Básicas de Saúde e no CTA) que indicam reagentes para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

O teste rápido de HIV apresenta resultado em torno de 20 a 30 minutos e a finalidade é fazer o diagnóstico e tratamento de forma precoce. O diagnóstico tardio pode acarretar danos irreversíveis ao organismo e levar até ao óbito do paciente.

Hilda Baptistotti ressaltou que é importante que todas as pessoas que correram risco, tendo relação sexual sem preservativo, façam o teste. “Alguns jovens não realizam o teste rápido por não terem informação sobre o assunto, alguns por acharem que isso não vai acontecer com ele e outros ainda por receio.”

Programação do trabalho preventivo:

6 e 7/2-  bares
7/2- calçadão
15/2 - aterro do Lago Igapó,com apresentação do Grupo Bafo Quente
16/2- Santiago - Escola de Samba Explode Coração
17/2 - Praça Nishinomiya

Núcleo de Comunicação/PML 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.