Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Orientações sobre saúde da mulher e momentos de lazer serão feitos nas unidades San Izidro, Piza, Eldorado e Parque das Indústrias

De 16 a 19 de outubro, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região sul de Londrina receberão as atividades do 1º Agito Rosa. A programação será desenvolvida em parceria com os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF 4), centrada em temas relacionados à saúde da mulher. O objetivo é fortalecer os atos de conscientização da campanha Outubro Rosa 2018. Participam as unidades do San Izidro, Jardim Piza, Jardim Eldorado e do Parque das Indústrias (PIND).

As ações são direcionadas aos usuários em geral das UBSs envolvidas, incluindo os participantes de grupos específicos atendidos em cada uma delas e as pessoas que estão com exames agendados durante este período. Um dos destaques será a arrecadação de lenços que serão doados no final do mês ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL). Além da mobilização das unidades, a comunidade poderá fazer sua contribuição doando um lenço de qualquer cor em uma das quatro UBSs.

De acordo com o educador físico do NASF 4, Adair dos Santos, haverá momentos de orientação em saúde com falas sobre o autoexame das mamas, a importância do exame clínico de mamografia, prevenção e cuidados referentes ao câncer de colo de útero, alimentação saudável, estresse, incontinência urinária, entre outros assuntos. “As atividade serão conduzidas por profissionais de psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia, enfermagem e farmácia”, informou.

O profissional também adiantou que serão reservados momentos de descontração com música e teatro focados na saúde da mulher, incentivando as participantes a realizarem seus exames. “Além de estimular a reflexão e os cuidados sobre saúde, cada unidade ainda fará um café da manhã com o tema alimentação saudável. A ideia do evento é reforçar a questão preventiva do câncer de mama e de colo de útero, aproveitando para fornecer informações que contribuam para que as mulheres adquiram hábitos mais saudáveis buscando melhorar sua qualidade de vida”, destacou.

O cronograma será aberto nesta terça-feira (16), a partir das 7h30, na UBS San Izidro, que realizará as abordagens no estacionamento da sede, localizada na Rua Maria José Carneiro, 85. Caso chova, a atividade será transferida para a Capela da Igreja Sagrada Família, nas proximidades da unidade. Na quarta-feira (17), será a vez da UBS do Jardim Piza receber os trabalhos neste mesmo horário, na Igreja Presbiteriana Lagoa Dourada. O espaço fica na Rua Veneza, 70.

No terceiro dia do 1º Agito Rosa, nesta quinta-feira (18), as abordagens educativas irão ocorrer na UBS do Jardim Eldorado, que promoverá agenda a partir das 8 horas na Igreja Santa Rita de Cássia. O endereço é Rua Pedro Abelardo, 70. Já o encerramento, na sexta-feira (19), terá atendimentos direcionados aos usuários da UBS PIND, que fica na Rua Firmino Lemes de Oliveira, 424.

Renan Oliveira/NCPML
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.