Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Orientações sobre saúde da mulher e momentos de lazer serão feitos nas unidades San Izidro, Piza, Eldorado e Parque das Indústrias

De 16 a 19 de outubro, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da região sul de Londrina receberão as atividades do 1º Agito Rosa. A programação será desenvolvida em parceria com os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF 4), centrada em temas relacionados à saúde da mulher. O objetivo é fortalecer os atos de conscientização da campanha Outubro Rosa 2018. Participam as unidades do San Izidro, Jardim Piza, Jardim Eldorado e do Parque das Indústrias (PIND).

As ações são direcionadas aos usuários em geral das UBSs envolvidas, incluindo os participantes de grupos específicos atendidos em cada uma delas e as pessoas que estão com exames agendados durante este período. Um dos destaques será a arrecadação de lenços que serão doados no final do mês ao Hospital do Câncer de Londrina (HCL). Além da mobilização das unidades, a comunidade poderá fazer sua contribuição doando um lenço de qualquer cor em uma das quatro UBSs.

De acordo com o educador físico do NASF 4, Adair dos Santos, haverá momentos de orientação em saúde com falas sobre o autoexame das mamas, a importância do exame clínico de mamografia, prevenção e cuidados referentes ao câncer de colo de útero, alimentação saudável, estresse, incontinência urinária, entre outros assuntos. “As atividade serão conduzidas por profissionais de psicologia, nutrição, educação física, fisioterapia, enfermagem e farmácia”, informou.

O profissional também adiantou que serão reservados momentos de descontração com música e teatro focados na saúde da mulher, incentivando as participantes a realizarem seus exames. “Além de estimular a reflexão e os cuidados sobre saúde, cada unidade ainda fará um café da manhã com o tema alimentação saudável. A ideia do evento é reforçar a questão preventiva do câncer de mama e de colo de útero, aproveitando para fornecer informações que contribuam para que as mulheres adquiram hábitos mais saudáveis buscando melhorar sua qualidade de vida”, destacou.

O cronograma será aberto nesta terça-feira (16), a partir das 7h30, na UBS San Izidro, que realizará as abordagens no estacionamento da sede, localizada na Rua Maria José Carneiro, 85. Caso chova, a atividade será transferida para a Capela da Igreja Sagrada Família, nas proximidades da unidade. Na quarta-feira (17), será a vez da UBS do Jardim Piza receber os trabalhos neste mesmo horário, na Igreja Presbiteriana Lagoa Dourada. O espaço fica na Rua Veneza, 70.

No terceiro dia do 1º Agito Rosa, nesta quinta-feira (18), as abordagens educativas irão ocorrer na UBS do Jardim Eldorado, que promoverá agenda a partir das 8 horas na Igreja Santa Rita de Cássia. O endereço é Rua Pedro Abelardo, 70. Já o encerramento, na sexta-feira (19), terá atendimentos direcionados aos usuários da UBS PIND, que fica na Rua Firmino Lemes de Oliveira, 424.

Renan Oliveira/NCPML
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios