Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pessoas que já tomaram a primeira e a segunda dose da vacina podem concluir o processo de imunização em qualquer UBS, no horário das 7h às 19h

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou até a próxima sexta-feira (14) a 5ª etapa de vacinação contra a dengue. O público-alvo, pessoas com idade entre 15 e 27 anos que já receberam as duas doses anteriores, podem tomar a terceira e última dose em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

A campanha, cuja previsão inicial era terminar ontem  (7), foi prolongada com o objetivo de ampliar o alcance da terceira dose da vacina. Isso porque, conforme dados da SMS, até a última quinta-feira (6) foram vacinadas 870 pessoas, número que representa apenas 41,8% do público-alvo total, que é de 2.082 pessoas.

Ainda estão disponíveis aproximadamente 1.200 vacinas, direcionadas exclusivamente àqueles que já iniciaram o processo de imunização, tendo recebido a primeira e a segunda dose. Desde o início da última etapa, em 12 de dezembro, a Secretaria de Saúde faz um chamamento por telefone aos que ainda não se vacinaram, orientando que se dirijam até à UBS mais próxima a sua residência ou local de trabalho.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Sônia Fernandes, explicou que a vacina só possui resultado efetivo e maior duração quando o procedimento é concluído, isto é, com a terceira dose da vacina. “Só a última dose da vacina garante efetivamente a proteção contra a dengue e por um período de tempo prolongado. Na próxima semana vamos reforçar o chamamento com o intuito de concluir essa etapa com sucesso. É muito importante que quem já tomou as duas primeiras doses tome também a terceira, por isso orientamos que procurem uma UBS o mais rápido possível”, expôs.

A diretora alerta para o fato de que as UBSs estarão fechadas nesta segunda-feira (10) devido ao feriado municipal referente à celebração dos 84 anos de Londrina. O atendimento será retomado normalmente na terça-feira (11), a partir das 7h.

A vacina

No Brasil, o Paraná é o primeiro estado a oferecer a vacina tetravalente contra a dengue na rede pública de saúde. As doses aplicadas foram cedidas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), produzidas por empresa francesa e aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após 20 anos de pesquisas. Para que haja imunização completa, é necessário receber todas as doses, com intervalo de seis meses entre cada aplicação.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.