Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.



A reunião será nesta quinta-feira (21), das 14h às 17h, no auditório da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), para o 4º Encontro de Capacitação em Auriculoterapia. A Caapsml fica na avenida Duque de Caxias, 333.

A atividade, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde desde novembro de 2013, reunirá 15 profissionais da rede pública, entre eles dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. A técnica chinesa é uma terapia semelhante à acupuntura, na qual são utilizadas sementes em pontos específicos das orelhas. O método é complementar aos tratamentos alopáticos convencionais, aqueles que utilizam medicamentos de síntese, feitos em laboratório.

De acordo com a assessora técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão de Saúde da Secretaria de Saúde, Sônia Hutul, o encontro visa à formação dos profissionais e é uma educação permanente.

Para a capacitação do grupo é utilizada a metodologia ativa. Ela consiste na utilização de ferramentas pedagógicas com instrumentos de avaliação, acompanhamento e planejamento, todos feitos coletivamente pelos próprios profissionais. Assim, todo o processo é registrado e há avaliação periódica com feedback para analisar o percurso da implementação da técnica até o momento.

“Esses profissionais, que já estão colocando em prática o que aprendem nos encontros, voltam para trazer mais dúvidas, apresentar estudos de casos e também os resultados obtidos”, afirma Sônia. No encontro os participantes têm como tutor o médico acupunturista da rede municipal, Eduardo Shiratóri.

Em Londrina, há outras técnicas também complementares como a fitoterapia já há 12 anos, a acupuntura em implementação e a homeopatia ainda em processo de implantação. Todas essas atividades, inclusive a auriculoterapia fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), todas normatizadas pela portaria 971 de 3 de maio de 2006.  

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.