Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai promover diversas ações de orientação e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV e hepatites virais, durante o período de carnaval. Nesta quarta-feira (19), às 22 horas, a equipe do Centro de Referência em ISTs/AIDs Dr.Bruno Piancastelli Filho estará presente na Faculdade Unicesumar, realizando testes rápidos de HIV e Sífilis, para alunos e funcionários.

Além dos testes e entrega dos resultados, que saem em aproximadamente 20 minutos, serão dadas orientações a respeito do uso do preservativo masculino e feminino, e  também sobre a Profilaxia Pós-Exposição sexual (PEP).

A PEP é uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais até 72 horas após a relação sexual, para reduzir o risco de transmissão do HIV (vírus da Aids), indicada somente para situações excepcionais em que ocorrer falha, rompimento ou não uso da camisinha durante a relação sexual, e também em casos de violência sexual contra mulheres ou homens e acidente com material perfuro cortante em profissionais de saúde.

Durante a semana a PEP é realizada no Centro de Referência Dr.Bruno Piancastelli Filho, das 8 às 15 horas, na Rua Alameda Manoel Ribas, 1. Nos finais de semana e no período de carnaval, o local de referência é o Hospital Dr. Anísio Figueiredo, na região norte.

Na sexta-feira (21), a partir das 21 horas, a equipe do Centro estará no Iate Clube de Londrina, em uma festa de carnaval que contará com a presença da Bateria da Mangueira. Serão distribuídos preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e panfletos com orientações. A equipe também vai orientar o público sobre os testes rápidos, uso da PEP, sobre o que são as ISTs, a sífilis, as hepatites e o HIV, além das formas de transmissão e prevenção. O evento estima receber cerca de 3 mil pessoas.

A mesma ação se repetirá no sábado de carnaval, dia 22, às 19 horas, no Anfiteatro do Zerão, onde estará acontecendo uma festa com o Bloco da Elke, bem como no domingo (23), no Aterro do Lago Igapó, que contará com a presença do trio elétrico do Bloco Bafo Quente. A equipe do Centro estará no local a partir das 16 horas. Em 2019, a mesma festa reuniu mais de 10 mil pessoas no Aterro.

Também haverá orientação na segunda-feira (24), no Aterro do Lago Igapó, em uma festa com o Bloco Pé Vermelho, a partir das 14 horas. As ações orientativas da SMS iniciaram hoje (18), na Tarde Festiva de Carnaval, promovida pela Secretaria do Idoso, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) Norte, onde os profissionais distribuíram folder e materiais informativos a respeito do HIV, AIDS e ISTs.

A dentista e uma das responsáveis pelas ações do Centro, Lázare Regina de Resende, explicou que o período do carnaval é propício para a intensificação das ações preventivas das ISTs e HIV, pois as festas contam com um público jovem, com a vida sexual ativa.

Dados – Segundo as informações do ambulatório do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho, em 2019 a cidade de Londrina registrou 193 novos casos positivos de pessoas com HIV, residentes no município, das quais 163 do sexo masculino e 30 do feminino. Em 2020, até o dia 13 de fevereiro, foram computados 23 novos casos de HIV positivo, sendo 16 em homens e sete em mulheres.

Assimp/N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.