Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É celebrada anualmente, no mês de outubro, a luta mundial em prol da prevenção do câncer de mama com a campanha "Outubro Rosa", que tem como objetivo combater e conscientizar sobre o tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo - são cerca de 460 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dada a importância do tema, a Secretaria Municipal de Saúde participará da 6ª edição da campanha em Londrina desenvolvendo, entre os dias 13 e 17 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ações educativas voltadas para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero. Serão realizados, também, o exame clínico das mamas e a solicitação de mamografia, além da coleta de preventivo de câncer de colo de útero.

“Todas as UBSs terão atividades instrutivas como rodas de conversas, debates e palestras para informar as mulheres sobre a gravidade da doença e a importância em se fazer os exames necessários. Além disso, serão organizadas caminhadas pela cidade”, disse Lilian Nellessen, coordenadora de Saúde da Mulher, da Secretaria de Saúde. Ela explicou que as ações servem para intensificar a abordagem de um tema importante nesta época do ano, sendo uma extensão dos trabalhos já realizados em unidades de saúde por grupos locais. As atividades têm como público prioritário mulheres da faixa etária de 25 a 64 anos que realizaram exame preventivo de colo de útero há mais de três anos, e mulheres de 50 a 69 anos que fizeram a última mamografia há mais de dois anos.

Em 2012, 522 mil mulheres morreram vítimas do câncer de mama, e cerca de 1,7 milhão foram diagnosticadas com o tumor. As chances de cura para aquelas que têm o diagnóstico precoce são até 90% maiores. Daí a importância da realização dos exames que apontam a presença do tumor com frequência. A programação da Secretaria de Saúde está sendo coordenada pela Direção de Atenção Primária à Saúde (Daps). É possível acompanhar todas as ações da campanha pelo site www.outubrorosalondrina.com.br.

Em Londrina

Pelo sexto ano consecutivo, entidades e órgãos de Londrina realizam a campanha “Outubro Rosa”. Nesta edição, o Hospital do Câncer de Londrina assume a coordenação da campanha no município. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

O Movimento Outubro Rosa promove a união de voluntários, profissionais da área da saúde, entidades, empresas, igrejas e a população com o objetivo de informar, orientar e esclarecer quanto a providências e exames que preservam a saúde da mulher, principalmente com relação ao câncer de mama. Além das ações educativas e exames, serão organizadas caminhadas, carreatas, missas e outras atividades de divulgação utilizando a cor rosa da campanha em peças de propaganda como camisetas, bonés, adesivos, informativos, entre outros produtos, além da divulgação nos veículos de mídia.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.