Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fim de chamar a atenção da população para o combate do vírus HIV, transmissor da Aids, a partir da próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar diversas atividades que incluem apresentações musicais, palestras, debates, entrega de material educativo e orientação à população. Todas elas fazem parte do Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1° de dezembro).

O objetivo é falar com os cidadãos sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), em especial a Aids. Além disso, os profissionais da saúde pretendem abordar a importância do uso de preservativo masculino e feminino e divulgar os serviços que o município disponibiliza no Centro de Referência Dr. Bruno Piancastelli Filho (CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A primeira atividade será neste domingo (29), às 10h30, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Cine Com-Tour, que fica na Avenida Tiradentes, 1.241, Parque Alvorada. No mesmo local os profissionais farão  panfletagem.
Na terça-feira (1°), das 8h30 às 17h30, será realizado o I Fórum de Combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis do Município de Londrina, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), na Avenida Jockey Club, 485, na Vila Hípica. Cerca de 150 profissionais da rede e universitários da PUC e da Unopar vão participar do encontro.

Já na quarta-feira (2), os profissionais da saúde entregarão material educativo no refeitório do Serviço Social do Comércio (SESC), das 11h às 14h, na Rua Fernando de Noronha, 264. Durante o horário de almoço, cerca de 400 pessoas passam pelo local. Na quinta (3) e sexta-feira (4), das 9h às 12h, os pedestres, comerciantes e cidadãos em geral que estiverem passando pelo Calçadão de Londrina receberão material informativo sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

Dados sobre o HIV - Desde o início do ano até o momento, o Centro de Referência Dr. Piancastelli Filho (CTA) realizou 1.918 testes rápidos, sendo que 76 deram positivo para o HIV. Destes, 60 são homens e 16 são mulheres. A maioria dos casos positivos (73,58%) está na faixa etária de 15 a 39 anos.

“Precisamos falar sobre o assunto, porque parece que estamos regredindo no combate à Aids. Os grupos que antes eram extremamente conscientes sobre as formas de prevenção, hoje estão se tornando a maioria dos soropositivos. Está na hora de todos se envolverem, os pais, a família, a escola e igreja. Afinal, vírus HIV atinge todos, homens, mulheres, jovens, homossexuais, usuários de drogas”, explicou a gerente municipal de DST/AIDS, Hilda Baptistotti.

Em 2015, 237 pessoas iniciaram o tratamento contra a Aids no município e foram realizados 112 Profilaxias Pós-Exposição Sexual (PEP sexual). A PEP é uma medida de prevenção que consiste no consumo de remédios em até 72 horas após a relação sexual, quando ocorrer falha ou não uso da camisinha. Ela é indicada somente para situações excepcionais, como casos de violência sexual contra mulheres ou homens. O PEP é realizado no Hospital Dr. Anísio Figueiredo (Hospital da Zona Norte) e no CTA.

Desde 1985, quando surgiu a doença, até 2011, Londrina tinha 2.232 casos soropositivos. A gerente municipal lembra que segundo o Ministério da Saúde, para cada caso de AIDS diagnosticado, existem cinco pessoas infectadas com o HIV que desconhecem essa condição. Além disso, a doença pode demorar de 5 a 8 anos para apresentar sintomas. Em Londrina, estima-se que haja 11.160 pessoas vivendo com o HIV e que desconhecem a realidade.

Serviços - Atualmente, a Prefeitura de Londrina disponibiliza os testes rápidos para DST nas Unidades Básicas de Saúde e na Maternidade Municipal; faz a distribuição gratuita de preservativos (camisinha) na rede de saúde e utiliza a Profilaxia Pós-Exposição Sexual, Além disso, os profissionais passam por capacitações periódicas para atualização de conhecimentos. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.