Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou no último dia 11 a atualização do boletim da dengue em Londrina. O documento contempla os dados obtidos até a última quinta-feira (10). Este ano, foram notificados 5.917 casos da doença. Do total, 1.344 foram confirmados, 3.170 descartados e outros 1.403 aguardam o resultado dos exames.

Até o momento, Londrina mantém afastada a hipótese de uma epidemia de dengue, pois para caracterizar epidemia é preciso ter 300 casos para cada 100 mil habitantes, ou seja, 1.608 casos confirmados em período de tempo que varia de 60 a 90 dias. Felizmente, não é o caso de Londrina.

“É necessário lembrar que os dados divulgados esta semana representam as ações de semanas anteriores. Por isso, é importante que a população não descuide de seu quintal e elimine os objetos que podem acumular água. Até porque não houve uma queda de temperatura suficiente para ajudar a eliminar focos do mosquito”, ressaltou o coordenador de Endemias, Nino Medeiros Ribas.

Divulgação do LIRAa
Para verificar as áreas com mais focos do mosquito, a Secretaria de Saúde realizou durante a última semana o terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano. Os trabalhos de campo foram encerrados dia 10 e, agora, os agentes de endemias aguardam os resultados laboratoriais para a realização da análise dos dados. O resultado do LIRAa deve ficar pronto na próxima semana. Cerca de 9 mil imóveis da zona urbana foram inspecionados.

De acordo com o coordenador de Endemias, Nino Medeiros Ribas, os agentes estão planejando as ações que serão realizadas e devem apresentar o esquema de trabalho junto com o resultado do LIRAa. “Apesar de ainda não termos os dados completos, já estamos realizando algumas ações como, por exemplo, o mutirão de limpeza no Jardim Paris. Na próxima segunda-feira, todos os moradores desse bairro devem colocar nas calçadas os materiais que podem ser criadouros do Aedes aegypti, para que os caminhões da CMTU passem recolhendo”, explicou Ribas.

Durante o dia 11, os moradores estão sendo avisados pelos agentes de endemias sobre o mutirão e, hoje (14), os caminhões vão recolher os materiais das 7h às 17h.

A Prefeitura também encerrou o uso do inseticida através do nebulizador de Ultra Baixo Volume Pesado (UBV), também conhecido como fumacê. Foram realizados cinco ciclos do fumacê em todas as regiões da cidade. O trabalho será retomado se for constatada necessidade através da análise da situação dos bairros.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.