Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A fim de auxiliar os servidores públicos municipais na manutenção da saúde e orientá-los para a prevenção de doenças, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), está com inscrições abertas para as oficinas de autocuidado, que serão realizadas todas as sextas-feiras, das 7h30 às 13h30, no auditório da Villa da Saúde, na Avenida Jorge Casoni, 2.350.

O primeiro encontro será no dia 2 de outubro e os interessados em participar devem se inscrever através do portal interação (intranet da Prefeitura) ou pelo email oficina@saude.londrina.pr.gov.br. Há 25 vagas. No curso, que faz parte do projeto de Terapia Comunitária Integrativa (TCI), os terapeutas trabalham questões como a construção da resiliência, superação de conflitos, melhora da autoestima, fortalecimento de laços sociais, e alívio do sofrimento.

“Desde quando iniciamos os trabalhos com os servidores recebemos feedback positivo não só daqueles que participaram das oficinas, mas de seus colegas de trabalho e superiores. É um momento que eles têm de relaxamento e de trabalhar seus sentimentos para prevenir o aparecimento de doenças como síndrome do pânico, depressão e tantas outras”, explicou a coordenadora da Terapia Comunitária Integrativa, Jucelei Pascoal Boaretto.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, 250 servidores já participaram das oficinas do projeto. A intenção é realizar mais sete encontros até dezembro, atendendo assim mais de 150 profissionais do município.

Londrina é uma das cidades pioneiras no Brasil na implantação da Terapia Comunitária Integrativa, que é uma estratégia de baixo custo e alto impacto na promoção à saúde. Em 2014, este programa da Prefeitura concorreu com 320 cidades brasileiras e ficou em 6º lugar no Prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde. As ações de terapia comunitária estão inseridas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Oficinas de autocuidado

Outubro

-TURMA I: 02/10, das 07h30 às 13h30
-TURMA II: 09/10, das 07h30 às 13h30
-TURMA III: 16/10, das 07h30 às 13h30

Novembro

-TURMA I: 06/11, das 07h30 às 13h30
-TURMA II: 13/11, das 07h30 às 13h30
-TURMA III: 20/11, das 07h30 às 13h30

Dezembro

-TURMA I: 18/12, das 07h30 às 13h30

Outras ações do TCI - Além de realizar oficinas com os profissionais da Prefeitura de Londrina, o programa de Terapia Comunitária Integrativa oferece rodas de terapia para a comunidade. Todas as quartas-feiras, no período da tarde, a Unidade Básica de Saúde do El Dourado recebe um grupo de idosos. Nas quintas-feiras, pela manhã, a Unidade de Saúde do Patrimônio Três Bocas acolhe os ex-usuários de drogas; os moradores da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde do Vila Nova são convidados a participar das rodas de terapia e os pacientes do CAPS III recebem o apoio das terapeutas. Outras UBS como a Vivi Xavier e o Parigot de Souza estão iniciando os trabalhos.

N.Com 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.