Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo é orientar sobre a importância de armazenar o lixo de maneira correta, a fim de evitar a proliferação do mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Endemias, prossegue com a agenda de ações educativas de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Nesta quarta-feira (20), das 9 às 10h30, será realizada uma palestra no Centro de Convivência Pestalozzi, na Rua Diorgenes de Lima Bravo, 213, Jardim Perobal, região sul.

Vão participar alunos no centro e seus pais, com objetivo de informá-los sobre a importância de armazenar o lixo de maneira correta, a fim de evitar a proliferação do mosquito. Também será falado sobre os locais que devem ser observados pelo menos duas vezes por semana, para evitar o acúmulo de água, como recipientes, ralos, calhas, pneus, bebedouros de animais, pratos de plantas, entre outros, fazendo a eliminação dos criadouros, caso necessário.

Na quinta-feira (21), das 9 às 11 horas, será realizada outra palestra, na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel), na Rua Ameixeira, 421, Jardim Interlagos, para alunos e colaboradores. O objetivo também é conscientizar e orientar os participantes sobre o perigo que o lixo pode acarretar com relação a proliferação do Aedes.

Diversas ações estão sendo executadas em Londrina, com a intenção de conter o avanço da dengue na cidade, devido à iminência de uma epidemia no município. O último levantamento, divulgado semana passada, apontou que Londrina registra 76 casos confirmados, do início do ano até a última quarta-feira (13), número bem maior do que a totalidade dos casos positivos do ano de 2018, quando foram registrados 43.

A região sul é a que computa a maior parte das confirmações, com 62 casos, todos do sorotipo 1; em seguida a leste, com cinco, sendo dois do sorotipo 2, o mais agressivo que pode levar a complicações e óbitos; o centro, com quatro; oeste com três; e norte com dois. Outros 50 casos notificados foram descartados e 468 encontram-se em andamento, aguardando o resultado de exames de laboratório.

Mutirão

Na última sexta-feira (15), a SMS,em parceria com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), realizou um mutirão de limpeza em um fundo de vale do Jardim Roseira, conhecido como Zerinho (Lagoa Dourada), região Sul. Na ocasião, foi feita a retirada de criadouros do mosquito, escorpiões e caramujos, além de muito lixo e entulho. Para fazer a retirada de todo o material, o caminhão da CMTU teve que fazer cerca de dez viagens.

Em caso de suspeita de dengue a orientação é para que a população se dirija às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para que o diagnóstico inicial e a notificação sejam feitos. Os hospitais ficam na retaguarda, recebendo os casos que exigem maior atenção e internação clínica. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores articulares, musculares e de cabeça, manchas avermelhadas na pele e indisposição.

Dayane Albuquerque/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.