Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na próxima segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), de atenção especializada em Aids, realizará o “3° Fique Sabendo UEL”. A ação será das 8h às 15h, no Serviço de Bem-Estar à Comunidade (SEBEC), que fica na própria universidade, situada à Rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, Km 380.

Como parte das ações de 1° de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, os servidores municipais da saúde realizarão quatro testes rápidos. A ação é direcionada, principalmente, à conscientização de jovens universitários, na faixa de 20 a 29 anos. Eles serão alertados sobre a prevenção e o tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Segundo informações do Centro de Referência, a ação dentro da universidade acontece pelo fato de que desde o início do ano foram identificados 64 novos casos de HIV e 110 casos de sífilis, a maioria nesta faixa etária. A atividade é também disponibilizada a todos os funcionários, incluindo os professores. Em 2013, por exemplo, 130 pessoas participaram da atividade, somando ao todo 400 testes rápidos.

Os testes levam 20 minutos para ficarem prontos e serão feitos por uma equipe de 15 profissionais. São médicos, enfermeiros, psicólogos, agentes administrativos, todos treinados para manterem total sigilo das informações sobre o diagnóstico dessas doenças. Além do teste rápido, os jovens receberão insumos como preservativos masculinos e femininos.

Segundo a gerente do Programa Municipal de DST/HIV/Aids, Rosângela Freire Lemos, os profissionais estão preparados para dar todo o apoio e aconselhamento aos jovens. “Nossa equipe fará o cadastro de todos os jovens, a testagem e o aconselhamento antes e depois da realização dos exames, mesmo àqueles que derem reagente negativo, tudo feito em sigilo e em salas separadas.”

HIV e Aids

Existem diferenças entre os termos HIV e Aids, o primeiro refere-se ao vírus e o segundo à doença propriamente dita. Entre a infecção pelo vírus HIV e a manifestação da doença no organismo há um período de oito anos. A ação do vírus é de destruição das defesas do corpo humano deixando o organismo suscetível a todo tipo de doença.

A transmissão acontece, principalmente, por meio de relações sexuais e quando há o contato com os fluidos do organismo de um indivíduo contaminado. A prevenção é feita por meio do uso de preservativos nas relações, bem como o não compartilhamento de seringas e de objetos perfurocortantes como, por exemplo, piercings e agulhas de tatuagem com sangue ou fluidos.

Quanto mais rápido o diagnóstico for realizado, menos impactos são causados na vida do paciente. De acordo com Rosângela, as pessoas precisam realizar os testes periodicamente, pois se descoberto o contágio e acontecer o início imediato do tratamento, a pessoa evitará a contaminação de outras, além de impedir a manifestação da doença que enfraquece o sistema imunológico.

“Quando a doença se manifesta, os sintomas são mais de 30 dias de diarréia e febre alta, emagrecimento, doenças pulmonares, além de outras doenças oportunistas, que se aproveitam das fragilidades do organismo e muitas delas levam ao óbito” ressaltou Rosângela.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.