Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, atualmente, 1,8% da população brasileira doa sangue. Embora o percentual fique dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, uma campanha lançada hoje (26) pela pasta reforça a importância de manter as doações durante o período de férias e festas de fim de ano.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador-geral de Sangue e Hemoderivados, João Paulo Baccara, lembrou que, neste período, as doações tendem a cair em razão das festividades e das viagens de lazer. Ele ressaltou que, por outro lado, é justamente nesta época do ano que aumenta o número de acidentes de carro e de pacientes com politraumatismo, sobrecarregando assim os hemocentros.

“Quero pedir a quem nunca doou que venha doar, venha conhecer o processo pra ver que não há nenhum problema”, disse. “Nas festas de final de ano e nas férias, se todos contribuírem com a sua doação voluntária e altruísta, os estoques serão mantidos e todos poderão gozar desse período que todos nós merecemos, sabendo que o abastecimento [de sangue] está garantido”, disse Baccara.

O coordenador destacou que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas, já que o sangue coletado é fracionado em até quatro produtos distintos e utilizados, por exemplo, no tratamento de pessoas com anemia, de pacientes com câncer, de transplantados e de vítimas de acidentes de trânsito.

“A grande preocupação do ministério é sensibilizar novos doadores e agradecer aos que já doaram, no sentido de mobilizá-los para que sejam fidelizados no ato da doação”, explicou. “O brasileiro é extremamente solidário, responde muito intensamente a essas campanhas quando são solicitados”, elogiou ele.

Dados da pasta mostram que, entre 2013 e 2014, houve aumento de 5% nas coletas de bolsa de sangue no país, passando de 3,5 milhões para 3,7 milhões. Já as transfusões de sangue aumentaram 6,9%. Em 2013, foram realizados 3 milhões de procedimentos e, em 2015, 3,3 milhões.

A região com maior taxa de doação de sangue é o Centro-Oeste, com 28,24 doadores para cada mil habitantes, seguida das regiões Sul (24,20/mil habitantes); Sudeste (17,22/mil habitantes); Nordeste (16,10/mil habitantes) e Norte (14/ mil habitantes).

O perfil dos doadores, segundo o ministério, se mantém estável ao longo dos últimos anos. Em 2014, 61% eram do sexo masculino e 39% do sexo feminino. O maior percentual de doadores está na faixa etária a partir dos 29 anos, que responde por 59% do total, enquanto jovens de 18 a 29 anos representam 41%.

Qualquer pessoa saudável com idade entre 18 e 60 anos pode doar sangue. No caso de menores, é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Além disso, é preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não estar de jejum e, no caso de fumantes, evitar o cigarro duas horas antes da doação. É imprescindível levar documento de identidade com foto. A doação é 100% voluntária e beneficia qualquer pessoa independente de parentesco.

Agência Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.