Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária em Saúde (DAPS), está com as inscrições abertas para a capacitação sobre tabagismo que será concedida aos profissionais de nível superior da pasta. Elas iniciaram nesta quarta-feira (13) e prosseguirão até dia 17 de agosto, se restarem vagas.

Para se inscrever no curso “Abordagem Intensiva para o Tratamento do Fumante” é necessário acessar a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), disponível no portal interação dos funcionários da Prefeitura de Londrina (interacao.londrina@pr.gov.br). A inscrição é gratuita, assim como a capacitação. Ao todo, estão sendo disponibilizadas 80 vagas para médicos, enfermeiros, dentistas e profissionais de nível superior dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

As aulas acontecerão nos dias 15, 17 e 23 de agosto no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (CCB-UEL). Das 7h30 às 13h, os participantes terão acesso a informações de base para a atuação e desenvolvimento de grupos de tabagismo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Por isso, conteúdos como o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA); estudos de caso; pesquisas sobre os fatores dificultadores da promoção da cessação do tabagismo e legislações e portarias da área serão trabalhados durante o curso. Ele será ministrado por profissionais do Hospital do Coração (HC) em conjunto com servidores da DASP e da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde.

A intenção é atualizar os conhecimentos daqueles que ofertam os grupos de apoio nas UBS, por meio da abordagem cognitiva comportamental. De acordo com a coordenadora da saúde do adulto da Secretaria de Saúde, Juliana de Oliveira Marques, o foco é o trabalho na mudança de hábitos dos fumantes. “A estratégia do programa é focada na mudança de hábito através de orientações sobre o tabagismo. Trabalhamos a abordagem cognitiva comportamental, com conhecimentos de várias áreas e com troca de experiências dos participantes, o que ajuda muito no tratamento”, explicou.

Números - Em Londrina, trimestralmente são desenvolvidos cerca de 15 grupos que trabalham o tabagismo com a população. Segundo dados oficiais da Secretaria de Saúde, desde 2010 até o momento, 4.837 pacientes participaram de sessões nas Unidades Básicas de Saúde. Dentre eles, 2.070 pessoas estavam sem fumar na quarta sessão, o que representa 42,79% dos participantes. Somente neste ano, 788 indivíduos participaram das ações dos grupos contra o tabagismo, sendo que 380 deles, ou seja, 48% estavam sem fumar no quarto encontro.

Os cidadãos que almejam deixar de fumar podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, caso não haja grupo de apoio nesta unidade, o cidadão será encaminhado para os grupos agendados do Hospital do Coração.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.