Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Município aguarda resultados para divulgar parecer final sobre mortes com suspeitas da doença; até o momento foram confirmados 1.036 casos

A Secretaria Municipal de Saúde está fazendo um levantamento das informações sobre os quatro pacientes que morreram nos últimos 20 dias, em Londrina, com suspeitas de dengue. Até o momento, o município não recebeu a resposta com os resultados dos exames laboratoriais de amostras de sangue, que foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Leia Pereira, a Secretaria de Saúde depende da análise dos prontuários médicos, dos atestados de óbito e do resultado do Lacen para dar o parecer final sobre os casos. Este parecer é feito por dois médicos,  um da rede municipal de saúde e outro da 17ª Regional de Saúde.

“Assim que obtivermos o laudo sobre as causas dos óbitos informaremos aos familiares e ao secretário de Saúde. A pessoa pode ter dito dengue e ter morrido em decorrência de outras doenças. O Lacen está recebendo muitos exames de todo o Paraná e, por isso, está demorando um pouco para liberar os resultados. Isso aumenta a média de espera pelos resultados para 20 dias”, explicou Leia.

Ação - Para a diretora é importante lembrar a população sobre medidas preventivas e de combate à dengue. “É uma doença de responsabilidade de todos. Cabe a cada um ajudar a cuidar de seus quintais, jardins e dentro das casas para que não existam locais que acumulem água e focos do mosquito transmissor”, finalizou.

Para conscientizar a população, nesta sexta-feira (15), das 9 às 10h30, os agentes municipais de endemias em conjunto com diversos parceiros vão realizar uma ação contra a dengue em frente à Escola Municipal Hikoma Udihara, localizada na rua Orlando Silva. A passeata reunirá cerca de 350 pessoas, que caminharão pelas ruas Maritacas, Mandaguari, Nova Esperança, Centenário do Sul, retornando à escola municipal.O objetivo é alertar as pessoas sobre os perigos da doença.

Dados

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, foram confirmados 1.036 casos de dengue. Outros 2.601 aguardam os resultados exames e 1.231 suspeitas foram descartadas.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.