Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, na manhã de ontem (7), o balanço das ações realizadas de 1º a 31 de outubro em prol da prevenção e combate ao câncer de colo de útero e de mama. Durante todo o mês, mais de 3.500 exames foram realizados gratuitamente pela rede municipal de saúde.

Durante o “Outubro Rosa”, foram realizadas pela rede municipal de saúde 1.784 mamografias. Destas, 1.097 mulheres pertenciam a faixa etária dos 50 a 69 anos, consideradas do grupo prioritário pelo Ministério da Saúde. De acordo com os dados do Sistema de Informações do Câncer (SISCAN), além das mamografias, de 1 a 31 de outubro, foram feitos 1.811 exames preventivos de colo de útero. Destes, 1.395 mulheres estavam compreendidas na faixa etária dos 25 a 64 anos, idade com maior incidência da doença, segundo o Ministério da Saúde.

“Foram números muito satisfatórios para nós da Secretaria de Saúde. Eles nos mostram que conseguimos atingir o público-alvo tanto da campanha de prevenção ao câncer de colo de útero quanto de câncer de mama”, explicou a organizadora das ações do Outubro Rosa, a coordenadora de Sáude da Mulher, Priscila Colmiran.

Além dos exames, os profissionais da Secretaria de Saúde realizaram outras ações focadas na conscientização e em medidas educativas. Durante todo o mês de outubro, eles intensificaram as agendas de horários para os exames; fizeram palestras para a comunidade; distribuíram materiais educativos; transmitiram vídeos; realizaram atividades educativas nos grupos de controle ao tabagismo, hipertensão, diabetes, doenças mentais, de atividades físicas e alongamento disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde.

Além disso, fizeram outras ações voltadas à saúde integral da mulher como a vacinação contra o HPV; a disponibilização da segunda e terceira dose da vacina da dengue; realização de testes rápidos para Hepatites B e C, HIV e Sífilis, e orientações e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).  A intenção foi orientar sobre a importância do tratamento em tempo oportuno e atividades de rotina.

As mulheres que não puderam realizar os exames preventivos ou agendar uma consulta com o ginecologista, durante o Outubro Rosa, ainda podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. Elas ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aceitam agendamento de consultas.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.