Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para estimular os pais e responsáveis pelas crianças de 1 a 5 anos de idade, neste sábado (18), das 9h às 17h, será realizado o “Dia D” de vacinação em todas as UBS da zona urbana

Ontem (13), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço parcial da vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. De acordo com os dados oficiais, até o momento foram aplicadas 1.429 doses da vacina contra o sarampo e 1.480 contra Poliomielite, o que corresponde a 5,46% da meta para o primeiro caso e 5,66% para o segundo.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo retorno dos profissionais que estão nos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde e pelos números oficiais a procura pela imunização está sendo baixa em Londrina. “A procura ainda é baixa, o que é bastante assustador e preocupante, porque estamos vivendo um período de reinserção de doenças no Brasil, por conta da baixa cobertura vacinal. Estamos conclamando os pais e responsáveis para que eles procurem a Unidade Básica de Saúde e as crianças sejam imunizadas. Não tem maneira mais segura e eficaz, senão pela vacina” destacou.

Mesmo que na cidade e no Estado do Paraná não tenha sido constatado nenhum caso positivo de sarampo, o perigo da baixa procura pela vacinação está no fato de que as doenças que antes estavam erradicadas, agora começam a reaparecer. “No Paraná, não temos ainda nenhum caso da doença confirmado, mas se não conseguirmos atingir a cobertura vacinal de, no mínimo, 95%, será questão de tempo para o sarampo estar reinserido na nossa cidade”, finalizou o secretário de saúde.

Para chamar a atenção dos pais e responsáveis pelas crianças com idade entre 12 meses a menores de 5 anos, a Secretaria Municipal de Saúde realizará neste sábado (18), das 9h às 17h, o “Dia D” de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana estarão abertas para receber o público-alvo da campanha nacional. A intenção é que os pais que não têm tempo durante a semana, possam levar seus filhos no sábado para a vacinação.

A meta em Londrina é imunizar cerca de 25 mil crianças até o dia 31 de agosto, quando se encerra a campanha.  Além do “Dia D”, os profissionais de saúde estão realizando a vacinação nas Escolas Municipais e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Londrina. A dose concedida durante a campanha é tríplice viral, que engloba a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola. Além dela, as crianças estão recebendo um reforço contra a paralisia infantil.

Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.