Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Saúde 04/10/2017  08h48

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra dengue

Jovens de 15 a 27 anos têm baixa procura pela imunização gratuita contra dengue

A fim de imunizar o maior número de pessoas possível, na faixa etária preconizada, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a vacinação contra a dengue. Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde(UBSs) estarão abertas para receber os cidadãos de 15 a 27 anos, assim como os profissionais da saúde investirão em ações nas instituições de ensino superior, supermercados e no Calçadão da cidade.

O objetivo é vacinar 66.900 doses tetravalente contra a dengue. Porém, até o dia 2 outubro, apenas 9.793 pessoas procuraram a imunização gratuita, o que corresponde a 16% da população que deve ser imunizada. Destas, 4.680 foram referentes à segunda dose da vacina e 5.113 à terceira, o que equivale respectivamente a 13,24% e 19,8% do público na faixa etária preconizada.

Segundo a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, desde o início da campanha, em 20 de setembro, até o momento, o Município já realizou diversas ações para chamar atenção do público jovem. “Há uma procura baixa dos jovens, porque apenas 16% deles se vacinaram e pelas projeções deveriam estar com cerca de 50% de cobertura. Estamos organizando mais ações para nos aproximarmos do público específico e aumentarmos o número de pessoas vacinadas”, explicou.  

Estão programadas atividades como a intensificação da vacinação no Calçadão de Londrina, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e no sábado (7), das 9h às 18h. Assim como a vacinação hoje (3) e nesta quarta-feira (4), para os alunos dos cursos matutinos e vespertinos da Faculdade Metropolitana Londrinense (Pitágoras). Os estudantes da Escola Estadual Professor Dr. Heber Soares Vargas também receberam hoje e receberão amanhã (4), durante o período matutino, os técnicos da imunização.

Na quinta-feira (5) e na sexta-feira (6), os profissionais da Secretaria de Saúde vão ao Centro Universitário Filadélfia (Unifil) vacinar os alunos dos períodos matutino e verpertino. Os atletas do Paraná Soccer Technical Center (Centro de Treinamento de Futebol do Paraná), mais conhecido como PSTC, também vão poder receber a vacina na quinta-feira (5), às 14 horas, quando os profissionais vão até o local.

Outras ações em supermercados da cidade estão sendo planejadas para aumentar a cobertura da campanha de vacinação na cidade. Assim, que confirmadas, elas serão divulgadas. Desde o início da campanha, os profissionais da Secretaria de Saúde  estiveram em vários colégios estaduais, escolas particulares e faculdades oferecendo a vacina aos adolescentes, assim como foi realizado reforço no Calçadão.

A campanha está prevista para encerrar no dia 27 de outubro. Os adolescentes e jovens que desejam se proteger contra a dengue devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. Elas permanecem abertas das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A vacina é gratuita, bastando apenas apresentar um documento de identificação com foto (RG).

Sobre a vacina - As doses da vacina contra a dengue são fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A vacina foi produzida por uma empresa francesa e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após 20 anos de pesquisas. A tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença.

A imunização é considerada completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não é recomendada às gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.

N.com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL