Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o objetivo de conter o avanço da proliferação do mosquito Aedes Aegypti e de evitar uma epidemia de dengue no município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, agendou uma reunião para a próxima sexta-feira (27), com início às 9 horas, no auditório do Instituto do Câncer de Londrina, rua Lucilla Ballalai, 212.

Estarão presentes membros do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue e do Conselho Municipal de Saúde, representantes de igrejas, grupos de jovens, centros acadêmicos de universidades, associações de moradores e outras entidades.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Gilberto Martin, a intenção é envolver toda a sociedade, para discutir e articular de que forma cada setor vai poder ajudar no trabalho de mobilização e sensibilização dos cidadãos. “Através da união com diversos setores poderemos chegar mais facilmente nos bairros e nas pessoas”, destacou.

Durante a reunião, também serão apresentados os dados do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (4º LIRAa) de 2015, divulgado na última terça-feira (24), que apontou uma infestação nos imóveis da cidade de 7,9%, e o número dos casos de dengue no município. A iniciativa faz parte do Plano de Ação, montado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir do resultado do 4º LIRAa.

Ações - Além da mobilização social, integram o Plano de Ação iniciativas como a eliminação dos focos do mosquito, incluindo ações educativas junto à comunidade, especialmente nas regiões e bairros com maior incidência de focos do Aedes aegypti e número de casos de dengue, vistorias dentro dos imóveis e a aplicação de fumacê, de forma intensificada. Também está programada, para o dia 9 de dezembro, uma grande mobilização com o mesmo objetivo.

Na manhã de hoje, quinta-feira (26), foram iniciadas as visitas aos estabelecimentos já notificados pelo município. Caso seja constatado que o local não atendeu as recomendações da Secretaria de Saúde, poderão ser aplicadas multas, que variaram entre R$ 208,23 e R$ 20.823,00. A ação conta com a parceria da Defesa Civil e Guarda Municipal e estava programada para início ontem, porém, devido a condições climáticas, foi reprogramada para hoje.

Balanço - Nesta quinta-feira(26), os agentes de endemias vistoriaram 13 locais, já visitados anteriormente, em cinco regiões da cidade. Destes, seis receberam infrações, quatro estavam fechados e os agentes vão retornar e três já haviam feito as adequações necessárias. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.